O Dia do Músico terá comemoração antecipada no Teatro Sesc Palmas. A data é comemorada no dia 22 de novembro, mas o público poderá conferir no sábado (21) mais uma edição da série Concertos Sesc Partituras.
Quem vai se apresentar é a Orquestra Sinfônica Estudantil do Tocantins. O projeto Sesc Partituras contará com 28 concertos que serão apresentados em 18 estados brasileiros. A intenção é difundir a tradição do patrimônio musical do país e incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores de todas as regiões. A apresentação será às 20h e a entrada é gratuita.
A Orquestra Sinfônica é um projeto de extensão e cultura desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Composta por estudantes do ensino médio e universitários, ela tem como objetivo estimular a prática musical instrumental e a formação de novos instrumentistas no estado, possibilitando que os participantes possam realizar o sonho de seguir carreira profissional.
“Esta é a terceira participação da orquestra na série Concertos Sesc Partituras e é uma parceria importante para o Sesc e para eles, já que é uma chance de estarem constantemente ensaiando e terem um espaço qualificado para se apresentarem e o Sesc oferece ao público um repertório com música brasileira, que dificilmente estaria em um veículo de comunicação”, explicou a promotora de Música do Sesc Tocantins, Veridiana Barreto.
O concerto de sábado será baseado em um rico acervo de mais de duas mil partituras disponíveis gratuitamente no site www.sesc.com.br/SescPartituras/. O site foi criado em 2012 e reúne partituras dos mais importantes compositores brasileiros, desde a época colonial até os dias atuais. Elas podem ser acessadas, baixadas e impressas integralmente pois já são de domínio público ou possuem licença para constar no catálogo. Em muitas delas é possível fazer a audição das obras.
O intuito dessa biblioteca é democratizar o acesso às partituras, dando um importante suporte a pesquisadores, estudantes de música e músicos, preservando e difundindo o patrimônio musical brasileiro. Todos os anos, os concertos são realizados duas vezes: abril (comemoração da criação do acervo) e novembro (dia do músico).
O repertório do dia terá as obras de Estércio Marquez (Choro e Cantos de Folia), Alberto Nepomuceno (Adágio para Cordas e Andante expressivo), Glauco Velasquez (5° Padre Nosso), Alexandre Levy (Andante e Reverie), Francisco Mignone (Eleiga e Egloga), Glauco Velasquez (1° Padre Nosso) e Estércio Marquez (Cantigantiga).
A orquestra é coordenada pelo maestro Bruno Barreto e é composta por: Gustavo Modesto, Felipe Eduardo, Helâine Santos (violino 1); Jhorgenes Dias, Lya Prehl, Bruno Ítalo, Luennys Barbosa (violino 2); Ana Maria Alves, Laryssa Aires, Líbia Soares (viola); Dionisson Marcos, Maria Helena Lopes (violoncelo); Eddie Kruk, Felipe Araújo (contrabaixo); Dayanny Paiva, Tatiana Clarindo (flauta transversal); Herllon Mota (oboé) ; Gutenberg Nicacio, Gabriel Souza, Emerson (clarineta); David Vieira (clarineta baixo), Helena Zica (soprano convidada) e Luciano Pontes (violino convidado).
Serviço
Concertos Sesc Partituras
Data: 21 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Palmas
Entrada Gratuita