A pauta de julgamento de processos durante a Semana Nacional da Conciliação de 2015 no Tocantins estendeu-se ao 2º grau do Poder Judiciário.
Logo após a abertura oficial do evento, nesta segunda-feira (23/11), iniciou-se as audiências na Sala de Reuniões do Tribunal de Justiça. Compuseram a pauta do 2º grau 13 processos, com comparecimento maciço das partes e participação do Ministério Público, Defensoria Pública e advogados.
Segundo a secretaria da Secretaria do Conselho da Magistratura Tocantinense e membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), Rita de Cácia Abreu Aguiar, “a semente foi plantada e o Poder Judiciário mereceu elogios dos participantes das audiências pela iniciativa. Sem dúvida nenhuma, é um avanço na consolidação da cultura do diálogo como forma de solucionar conflitos”.
Ineditismo
A juíza Umbelina Lopes Pereira, coordenadora do Nupemec Tocantins e da Semana Nacional da Conciliação no estado, esclarece que é inédita a realização de audiências pelo Tribunal de Justiça nos dez anos em que é realizada a Semana Nacional. Lembra também que as audiências de conciliação acontecem de forma sistemática em todas as comarcas do estado durante todo o ano.
“Um dos principais objetivos da conciliação é a diminuição do número de processos, é combater a morosidade” afirma a juíza, “e criar uma cultura de diálogo, de pacificação social, mostrando para a parte que há possibilidade de resolver amigavelmente aquela situação”.