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Campanha Defensoria Pública – (Um Direito Seu) é a Melhor do Ano

Data do post: 27/11/2015 18:14:08 - Visualizações: (713)

A DPE- TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins recebeu na noite desta quinta-feira, 26, o Prêmio Jaime Câmara de Propaganda como melhor campanha do ano na categoria TV, pela campanha publicitária “Defensoria Pública - Um direito seu”.

Jornalismo Defensoria Pública-TOAinda na categoria Rádio, o spot, da mesma campanha, ficou em segundo lugar.  Veiculada ao longo de 2014 em TV´s, Rádios e no site institucional, “Um Direito Seu” foi desenvolvida com o objetivo de orientar sobre o perfil dos potenciais Assistidos da DPE-TO, sua atuação, as situações em que o cidadão pode buscar os serviços oferecidos, onde encontrar a Defensoria Pública e, principalmente, enfatizando a qualidade e a gratuidade deste serviço público.

Um dos VT’s premiados é da área criminal e conta a história do aposentado Moreira, que foi vítima de um golpe, pois comprou um celular sem saber que era roubado e foi processado. O outro VT é da área do consumidor e é ilustrado pela história da Catarina, dona de casa, que foi vítima de cobrança indevida. Ambos são de 60 segundos e reforçam o conceito da missão institucional de atender ao cidadão que não possui condições de pagar pelos serviços de um advogado, quando precisar buscar a Justiça para reivindicar seus direitos.

O Prêmio é uma realização do Grupo Jaime Câmara e a intenção é reconhecer o talento e a criatividade dos profissionais de publicidade e propaganda. Em sua nona edição, foram 156 peças publicitárias inscritas nas categorias TV, Rádio e Jornal. Além disso, receberam premiação Anunciante TOP Rádio, Anunciante TOP Jornal, Anunciante TOP Televisão, Profissional de Criação do Ano, Anunciante do Ano e Agência do Ano.

De acordo com a chefe da assessoria de comunicação, Niceia Menegon, o esforço da comunicação é facilitar o entendimento do público-alvo, os Assistidos, sobre o real papel da Defensoria Pública na sociedade. “A Campanha ‘Um Direito Seu’ trabalhou a comunicação integrada, nasceu de um briefing bem elaborado, uma ideia criativa eficaz e uma estratégia de comunicação atual. O prêmio vem coroar o sucesso do trabalho de todos envolvidos no processo”, ressaltou.

Para o defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, ganhar o prêmio de melhor campanha do ano reforça, mais uma vez, o empenho e dedicação de todos para o fortalecimento da Instituição. “Por meio dessa campanha a Defensoria Pública se apresentou para os cidadãos e mostrou o seu real papel para a sociedade, remediando equívocos de interpretação da sua atuação e perfil do público-alvo a que se destina. O prêmio é o reconhecimento de um trabalho bem realizado e mais que merecido”, destaca Amorim.

Sobre a Campanha

Jornalismo Defensoria Pública-TO“Defensoria Pública, Um Direito Seu” é um projeto da Assessoria de Comunicação da DPE-TO e executado pela Agência Public – Propaganda e Marketing, contratada por meio de licitação. A criação da campanha foi assinada pelo publicitário Marcelo Silva, com direção de vídeo de Daniela Flores.

A ideia da campanha se baseia em histórias que retratam situações das cinco áreas de maior procura junto à Instituição, que são: Família, Direito do Consumidor, Área Criminal, Mediação (conflitos na comunidade) e Ações Coletivas.

A campanha foi dividida em peças gráficas (folders e cartazes), peças web (web banners e VTs preparados exclusivamente para internet), VTs (TVs abertas) e Spots (Rádios).

Nas peças eletrônicas (VTs e Spots), são contadas cinco histórias de cidadãos comuns que se deparam com um problema e são orientados por um mototaxista (estudante de direito e interlocutor nas cinco histórias) a procurar os serviços da Defensoria Pública. As histórias mostradas na TV e no Rádio tem um novo capítulo no site da Defensoria Pública, com a orientação de um Defensor Público na resolução do problema e mostrando como a Defensoria Pública pode ajudá-lo naquele caso. Todos os VTs também possuem tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com o objetivo de levar informações aos portadores de necessidades especiais.

A campanha “Defensoria Pública, Um Direito Seu” é também uma das ações elencadas pelo Planejamento Estratégico da Instituição, construído de forma participativa em 2013.

Fonte: Jornalismo Defensoria Pública-TO

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