Acontece nesta quinta-feira, 3, no Auditório da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, de 8 às 17h, o Seminário “Ações Afirmativas: a garantia da diversidade étnico-racial e a inclusão da pessoa com deficiência”.
O Seminário é aberto à comunidade e as inscrições podem ser realizadas no link: http://migre.me/sdrPB. Os participantes receberão certificado de participação.
A intenção com o evento é contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas, com vistas à promoção da inclusão da pessoa com deficiência e a diversidade étnico-racial no Estado do Tocantins, valorizando e aprimorando a efetividade dos Direitos Humanos.
Serão realizadas discussões sobre a pessoa com deficiência; direitos indígenas e também sobre o recorte étnico-racial. Da programação também faz parte atividades culturais que visam à promoção da cultura afro-brasileira e valorização dos direitos humanos, a exemplo da capoeira, apresentação de grupo de Rap, oficina de turbante (os interessados devem trazer lenços ou tecidos), grupos de danças tradicionais e apresentações musicais.
Ações Afirmativas
As ações afirmativas têm se apresentado como medidas eficazes na eliminação de desigualdades, que foram historicamente acumuladas e favorecem o alcance de maiores níveis de igualdade de oportunidades e de tratamento a pessoas com pertencimentos que foram social e historicamente rechaçados.
Programação
8h – Abertura
8h20 – Mesa Redonda: Ações Afirmativas voltadas à Pessoa com Deficiência
10h20 – Mesa Redonda: Ações Afirmativas voltadas à População Indígena
Intervalo
13h30 - Mesa Redonda: Ações Afirmativas voltadas à População Negra e Quilombola
15h30 – Roda de Capoeira
15h50 – Grupo de Rap
16h10 – Grupo de Sússia da Comunidade Malhadinha
15h30 às 17h – Oficina de Turbante
15h30 às 17h – Fabi Pedreira – Tributo a Bob Marley