Alunos das mais variadas idades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade do Sesc em Porto Nacional vão resgatar um pouco da rica história cultural do município de Arraias, localizada a 340 quilômetros de Palmas.
Esta foi a missão proposta na quarta edição do Projeto Boiuna, que envolve 50 alunos da EJA de 16 a 63 anos. Tudo o que foi aprendido e pesquisado será apresentado nesta sexta, às 19h, na unidade do Sesc na cidade.
Todos os anos, uma cidade histórica do Tocantins é escolhida para ser o tema dos estudos. Em 2014 foi Monte do Carmo e no próximo ano será Dianópolis. O intuito do projeto é promover a investigação das cidades históricas, explorando--as em seus mais diversos aspectos e conhecendo os fatos históricos que a formaram. Os estudantes pesquisaram sobre as festas populares, artesanato, fatos históricos, economia e turismo de Arraias. Além de um documentário fotográfico contendo todas as produções realizadas, os grupos vão apresentar a Roda de São Gonçalo, dança tradicional no município.
“As aprendizagens se manifestam por meio das observações e registros das manifestações culturais da cidade, sua arquitetura, seu movimento, suas lendas, o comércio, economia, política, turismo, as histórias dos pioneiros e fundadores, localização geográfica e curiosidades. Além disso, acredita-se que esse estudo contribui para a construção da própria identidade de valorização da memória pessoal do aluno”, comentou a orientadora pedagógica do Sesc Walnoysa Dias de Sousa.
Serviço
4ª edição Projeto Boiuna
Data: 4 de dezembro
Horário: 19h
Local: Unidade Sesc Porto Nacional (Quadra 41A, Rua 09, S/Nº, St. Novo Planalto)
Informações: (63) 3363-6218