Neste dia 4 de dezembro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP), parabeniza a todos os peritos da Polícia Científica pela passagem da data que celebra o seu dia.
A data homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo e busca pela verdadeira justiça. O perito oficial trabalha sempre em prol da justiça.
O dia do perito criminal também serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que esse trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela perícia criminal têm uma importância muito grande no bojo do inquérito criminal e, mesmo quando o suspeito confessa o crime, elas não são descartadas.
Este profissional é responsável pelo levantamento de evidências, que possam elucidar um crime, como impressões digitais, exames de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstrução de cena de crime, análise das armas utilizadas, exames no corpo das vítimas, entre outras investigações.
O dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia. Otacílio Filho morreu tragicamente, em 1976, após cair de um penhasco, em Minas Gerais, enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.
Para o Superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Gilvan Nascimento Nolêto, a data é de extrema importância, uma vez que o perito é o responsável pela coleta de vestígios que podem fazer toda a diferença na absolvição ou condenação de um suspeito. “O estabelecimento de uma data comemorativa, em função do perito oficial, reflete o reconhecimento do trabalho de uma categoria de profissionais abnegados que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, se dedicam na sua árdua missão de materializar a verdade para que se faça justiça”, ressaltou.
Para o superintendente, o perito é o profissional preparado para identificar o que pessoas comuns não conseguem visualizar. “Enxergar o que um leigo não vê, coletar essas porções invisíveis e investigá-las, analisando cada detalhe sob a ótica da ciência, não é tarefa fácil e, é com essa compreensão, que eu respeitosamente cumprimento cada um dos colegas para quem não há dia, noite, sol ou chuva, quando o assunto é investigar os micro vestígios sempre em busca da justiça pela ciência”, finalizou.
O Subsecretário da Segurança Pública, Abizair Antônio Paniago, também ressaltou a importância do perito oficial e parabenizou toda a classe pela passagem da data comemorativa. “O perito oficial desempenha um papel de fundamental na pacificação social, por meio da aplicação científica dos seus conhecimentos na somatória da apuração do fato criminoso e da individualização da respectiva autoria, propiciando segurança, à conclusão da investigação policial e contribuindo na formação da convicção do juiz, resultando na certeza da justiça. A todos os valorosos integrantes dessa categoria, pela passagem do seu dia, as nossas sinceras homenagens”, frisou.