Startup passou por 7 meses de capacitação com mentorias e cursos para apresentar-se a investidores e clientes.
O AGRA, aplicativo desenvolvido por empresa tocantinense de mesmo nome, contemplada pelo Tecnova Tocantins, foi apresentado na maior banca de startups do país no Demoday InovAtiva 2015 no final de novembro em São Paulo. 92 projetos foram escolhidos entre cerca de 700 propostas no Brasil. A apresentação encerrou o Ciclo de aceleração do programa do Governo Federal, InovAtiva Brasil este ano.
O evento, realizado dentro da 4ª Conferência Nacional de Investimento Anjo, reuniu quase 100 convidados nas cinco bancas de avaliação, entre diretores e executivos de grandes empresas como Johnson & Johnson, Embraer, Bosch, TOTVS, Dow Chemical, Natura, Gerdau, além de dezenas de executivos de fundos de investimento e investidores-anjo associados ao Instituto Anjos do Brasil.
O projeto tocantinense AGRA “ajuda médios e grandes agricultores de grãos do Brasil a melhorar suas operações agrícolas com software e hardware excepcionalmente poderoso”, segundo seu idealizador, Maikon Schiessl, CEO da startup AGRA.
A solução web/mobile combina monitoramento do tempo local, modelagem agronômica e simulações de clima de alta resolução para entregar informações que auxiliem a tomada de decisão. De forma mais assertiva, minimiza riscos, reduz custos e melhora a rentabilidade.
Antes da apresentação, os diretores da AGRA participaram de um programa gratuito de aceleração de sete meses, com cursos de capacitação online e mentorias individuais. Para Schiessl, a fase de preparação do programa InoVativa foi muito importante por proporcionar o contato direto com investidores e mentores experientes em negócios, além de conectar os participantes a potenciais clientes e grandes empresas para encontrar interessados no produto e parcerias de desenvolvimento.
O InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) desde 2013, é o mais amplo programa de aceleração de startups do país. Para Marcos Vinícius de Souza, secretário de Inovação do MDIC, essa última etapa do Ciclo de aceleração 2015 foi de grande importância para o futuro dessas empresas, uma vez que prepara os participantes para encararem o mercado.
“Os empreendedores que participaram do InovAtiva Brasil, em geral, são técnicos que possuem conhecimento e experiência em negócios. Nesta terceira e última fase nós ajudamos os participantes a construir a melhor forma de apresentar seus projetos para potenciais investidores e clientes, aumentando as chances de aportes”, afirmou. O secretário destaca que, de forma mais ampla, o objetivo do InovAtiva é ser o primeiro passo para qualquer startup do Brasil captar recursos e conquistar clientes.
O AGRA foi um dos projetos contemplados pelo Tecnova no Tocantins, programa de Apoio à Inovação Tecnológica, executado no Tocantins pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Os recursos do programa no estado foram disponibilizados com contrapartida do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Saiba mais sobre a Startup AGRA: www.agra.ag