Pacientes chegam à unidade com diarreia, dor de cabeça, febre e vômito. Fumaça do Pará e do Maranhão pode estar causando os surtos.
A fumaça que veio do Pará e Maranhão para o Tocantins, pode ser a responsável por cerca de 200 atendimentos e internações no hospital municipal em Ananás, no norte do estado. De acordo com a diretoria da unidade de saúde, apenas na tarde desta segunda-feira (7), mais de 60 pacientes foram atendidos. Desde a última sexta-feira (4), crianças, adultos e idosos estão sento hospitalizados com diarreia, febre, dor de cabeça e vômito. A suspeita era de que a água estaria causando os sintomas.
A diretora do hospital Lindalva Baliza informou que a Secretaria de Meio Ambiente está ajudando a fazer um mapeamento e levantamento para descobrir o que está ocasionando os sintomas. Segundo ela, até o momento há apenas especulações sobre as causas do surto.
"Não se sabe ao certo o que está acontecendo. Primeiro pensamos que fosse o consumo da água. Mas foram feitas análises e esta hipótese está descartada. Agora, estamos averiguando para saber o que está ocasionando este surto", informou.
Conforme Lindalva, outros casos também foram registrados nas cidades vizinhas. "Muitas pessoas de municípios ao redor de Ananás estão procurando a unidade com os mesmos sintomas. Elas estão sendo medicadas, ficam em observação por quatro ou cinco horas. Não houve nenhuma morte, mas ainda estamos buscando as causas".