Depois de passar pelos municípios de Palmas e Porto Nacional, o Projeto Inspetor Júnior da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foi apresentado nesta quarta-feira, 9, aos alunos da Escola Estadual Raimundo Alencar Leão, no município de Guaraí.
O evento, que contou com participação de mais de 160 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, abordou a temática sobre a importância de consumir produtos inspecionados.
De acordo com a diretora da escola atendida, Teresinha Harter de Freitas, as atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem com mudanças culturais e incentivam a formação de crianças e adolescentes. “A didática e a metodologia empregada, por meio de palestras e da produção de cartazes foram primordiais para nós vermos os resultados. Muita empolgação e criatividade”, destacou.
Para o estudante do 6º ano, Sérgio Nunes Borges, vários assuntos despertaram o seu interesse e a sua curiosidade. “Fiquei impressionado com as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de alimentos contaminados”, enfatizou. O aluno do 7º ano, Mateus Borges Soares, revelou que a partir de agora prestará atenção na embalagem do produto para observar a data de validade e o selo de inspeção”, disse.
Execução do Projeto
Durante a execução do Projeto nas escolas contempladas, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos inspetores de defesa agropecuária da Adapec, que enfatizaram as principais doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados, os principais sintomas, as formas de prevenção, como identificar o selo de inspeção, entre outros. Além disso, os alunos produziram cartazes, participaram de blitz educativa e receberam folders sobre o Projeto e o Serviço de Inspeção Estadual.
Para a gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, o Inspetor Júnior é um projeto piloto que visa levar conhecimento e aprendizado, criando multiplicadores de informação. “A aceitação foi extraordinária e ficou acima das nossas expectativas. O que vimos foi uma participação assídua das crianças e o desempenho delas nos surpreendeu”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, assuntos ligados à defesa, sanidade e inspeção podem ser desenvolvidos para público diversos, sobretudo nas escolas, por ser um ambiente propício ao conhecimento e ao aprendizado. “Buscamos uma mudança de comportamento, para fortalecer nossas ações, minimizar os riscos à saúde pública e combater o abate clandestino”, finalizou o presidente.