Dando continuidade à ação de aproximar a comunidade escolar do Poder Judiciário, a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, proferiu palestra nesta quarta-feira (9/12) para alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes (CEM Tiradentes), situado à quadra 806 Sul, em Palmas.
A desembargadora destacou o trabalho desenvolvido pela Ouvidora Judiciária no sentido de permitir ampla acessibilidade dos cidadãos à Justiça, “principalmente de nossos jovens, que representam o futuro. Acredito que essa ferramenta trará muitos benefícios para a sociedade e, principalmente, para o Judiciário, que persegue sempre o objetivo de melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional”.
Após mostrar de maneira didática como funciona o órgão, a magistrada disse aos jovens: “A Ouvidoria quer ouvir vocês, com reclamações, sugestões, críticas e também elogios”.
Participação ativa
A diretora da escola, professora Walquíria Rocha, afirmou que a aproximação do Judiciário com as unidades escolares representa um ganho para os dois lados. “Ficamos satisfeitas com a resposta dos alunos ao nosso convite, pois eles entenderam a importância do tema e estão correspondendo à nossa expectativa. De posse de informações eles poderão ter uma participação ativa nas ações que Judiciário vem propondo para a comunidade”.
Valéria Stéfane, aluna do 3º ano do ensino médio, disse que a palestra foi esclarecedora e vai ajudar muito, “porque tirou várias dúvidas que nós jovens temos e que não sabíamos aonde recorrer. O contato da Ouvidoria nos beneficia, levando a entender mais os nossos direitos e saber a quem recorrer na buscar de orientação”.
Como acessar
A Ouvidoria Judiciária é aberta a qualquer cidadão e funciona pelos telefones 0800 6444 334 ou (63) 3218 4412. O órgão pode ser acessado também pelo endereço eletrônico www.tjto.jus.br/ouvidoria, ou pelo e-mail ouvidoria@tjto.jus.br, e ainda pessoalmente ou por carta ao Palácio da Justiça Rio Tocantins, Praça dos Girassóis, S/Nº, Palmas – TO, CEP: 77015-007.