Na manhã desta sexta-feira, 11, foi comemorado o Dia do Servidor da Defesa Agropecuária, criado por meio da Lei 136/2015 aprovada na Assembleia Legislativa este ano.
O evento organizado pelo Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sindefesa) ocorreu na sede da Agência, em Palmas, e contou com as participações de servidores, autoridades, entidades sindicais e associações.
De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, que na ocasião também foi homenageado com uma placa de agradecimento, a criação para celebrar a data reforça a importância dos servidores para o desenvolvimento da agropecuária do Estado. “É um reconhecimento ao comprometimento destes profissionais que tem um papel de grande importância, pois começa no meio rural e chega até à mesa do consumidor”, disse, acrescentando que o Dia do Servidor da Defesa Agropecuária sucede o aniversário da Adapec, que no último dia 10 completou 17 anos de existência.
Na ocasião, o presidente do Sindefesa, Antônio José de Souza Caminha, apresentou um breve histórico das ações e enalteceu a luta da categoria em prol dos benefícios. “A criação da lei fortalece o nosso trabalho e dignifica ainda mais a nossa missão”, destacou homenageando com placas as personalidades que se destacaram e contribuíram na história e na luta dos servidores.
O evento contou com a participação do deputado estadual, Ricardo Ayres, autor do projeto que criou o Dia do Servidor da Defesa Agropecuária; o deputado federal César Halum; o presidente do Sisepe, Clayton Pinheiro; o vice-presidente da Associação de Funcionários da Adapec (AFA), Francisco Ramos; da superintendente de Planejamento e Políticas Agropecuárias da Seagro, Arlete Mascarenhas e representantes da Superintendência Federal da Agricultura.
O Dia do Servidor de Defesa Agropecuária foi instituído para ser comemorado no dia 12 de dezembro. O objetivo da criação é homenagear os servidores integrantes do quadro da Adapec, que desenvolvem um papel fundamental no serviço de Defesa Agropecuária do Estado.