Novena completa 49 anos de tradição, e neste Domingo (13), "Dia de Santa Luzia", acontece a ultima noite de festejo na Capela da Vila Valdenor em Tocantinópolis.
O tema do festejo deste ano de 2015 é: "Santa Luzia - Fé Testemunhada, Fé Transmitida". E o lema deste ano é: "Vê com os olhos da Fé".
A penultima noite das festividades ficou marcada pela presença maciça do terço dos homens da comunidade de Santos Reis que comandaram a novena no dia em o terço também foi homenageado, fazendo parte da programação oficial. A expectativa é que neste ultimo dia o terço dos homens volte a comparecer entoando algumas canções com seu bem requisitado coral.
Na programação original do festejo que se iniciou no ultimo dia 04, todos os dias as 18h30min aconteceu a reza do terço, e ás 19 horas missa e novena, e os leilões se iniciaram no dia 09 e nesta ultima noite terá o maior leilão de todos. Vale ressaltar que todo o valor arrecadado nos leilões será usado na manutenção da capela de Santa Luzia que foi originalmente construída através destes leilões.
Os noitários desta ultima noite são: Ministério da Música, todos os devotos de Santa Luzia, Maria das Graças Pereira Morais Marinho (Gracy), Familias Barbosa e Caboco, Cerâmica Bia Vista, autoridades eclesiásticas, judiciárias, do poder executivo e legislativo Estadual e Municipal, Civis e Militares.
A ideia original de realizar a novena em honra a Santa Luzia, começou ainda no ano de 1966, quando a senhora Maria de Lourdes Barbosa da Silva hoje com 81 anos, teve complicações em um parto de trigêmeos ficando muito fraca, perdendo na ocasião parte da visão, e com isso, a "Dona Lourdes" como é mais conhecida, fez uma promessa à Santa Luzia, que se caso ela se curasse da fraqueza e restaurasse a visão, ela faria a novena pelo resto de sua vida, e após a promessa a senhora foi agraciada ficando totalmente curada, e a 48 anos, completados agora em 2014, ela vem cumprindo com o prometido.
A ideia de fazer a capela surgiu quando no ano de 1988, o padre Cipriano foi convidado a conduzir uma missa que acontecia na porta da residência de Dona Lourdes, no dia final da novena (13), dia em que todos que participavam da novena se fartavam de comer bolos de todos os tipos e gostos servidos gratuitamente com café. Na ocasião o Padre Cipriano incentivou a se construir uma capela, pensamento este que já tinha surgido na cabeça de Dona Lourdes que fazia um leilão no ultimo dia da novena e vinha guardando o dinheiro arrecadado em uma poupança há vários anos e com medo do confisco desse dinheiro pelo famoso Plano Collor, o dinheiro foi todo sacado em 1990 e comprado o material para o inicio da construção da capela que só terminou no ano de 2000, e desde então as novenas que antes aconteciam na residência de Maria de Lourdes passaram a ser feitas na própria capela que fica localizada na Travessa Pedro Brito na Vila Valdenor.