A importância da luz no desenvolvimento da humanidade. Esse é o assunto estudado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Médio) do Sesc em Gurupi e que se transformou no tema de mais uma edição do Mundo EJA.
O projeto é realizado todos os anos e tem como prioridade levantar discussões, estudos e pesquisas escolares. O resultado de tudo isso será apresentado hoje, às 19h, em um fórum de discussões no Cine Sesc Gurupi.
O ano de 2015 foi escolhido como o Ano Internacional da Luz pela Assembleia Geral das Nações Unidas, celebrando-a como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. 2015 ficou marcado também pelos cem anos da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, onde a luz ocupa papel importante na descoberta.
Assim, tomando como base a energia elétrica, indispensável à vida, e pensando na realidade vivida no Tocantins, um estado rico em rios e com grande capacidade de produção de energia hidrelétrica, mas com altos valores tarifários, os alunos foram divididos em pequenos grupos e investigaram algumas questões como: Em que medida a energia elétrica tornou-se vital para a humanidade? Qual sua origem? Como a energia chega até nossas casas? Como é calculado o valor da conta que pagamos? Quais os impactos da construção de uma usina hidrelétrica?
Para isso, eles fizeram aulas de campo na usina hidrelétrica de Peixe para confrontar os dados pesquisados e observar os danos ambientais provocados com a construção da estrutura. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer e entender todos os itens de uma conta doméstica de energia, sabendo quais são as tarifas e impostos, quais os valores e onde eles são aplicados.
Devem participar cerca de 80 alunos matriculados na EJA - Ensino Médio do Sesc e alunos convidados da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira, que participaram da pesquisa. O evento é aberto a toda comunidade de Gurupi.
“Para que possamos obter sucesso na proposta didática é necessário manter o interesse do aluno, não só em aprender como também de comparecer à escola. Instigá-los a pesquisar temas atuais nos possibilita aproximá-los do real e assim, o aluno passa a compreender a utilidade das teorias aplicadas associando-as a assuntos do próprio cotidiano. Conhecer cada item da conta de energia e aprender como é calculado são curiosidades que muitos de nós não conhecemos e a pesquisa possibilita aplicar o conhecimento adquirido para a vida de cada um dos alunos”, explicou a orientadora pedagógica, Márcia Perini.
Serviço
Mundo EJA
Data: 14 de dezembro
Horário: 19h
Local: Cine Sesc Gurupi - Rua D, Qd. 10, Lts. 01 a 05, nº 109 - Setor Engº Waldir Lins
Informações: (63) 3301-2100