Com objetivo de garantir a sanidade do plantel avícola e assegurar o seu constante crescimento, o Comitê de Sanidade Avícola do Estado do Tocantins (Coesa), do qual a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) faz parte, promoveu na manhã desta sexta-feira, 18, em Palmas, a VI Reunião Ordinária do ano de 2015.
Atualmente, a avicultura industrial do Estado tem capacidade para alojar mais de seis milhões de aves a cada ciclo, que dura em média seis meses.
Na ocasião, a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, destacou o crescimento da avicultura e o poder de organização da cadeia produtiva. “É um setor muito organizado, com metas bem estabelecidas para o mercado que querem atingir. Tanto a produção quanto a indústria se desenvolveu”, disse, referindo-se às inúmeras variedades de produtos disponíveis ao consumidor no comércio.
Para o fiscal federal agropecuário, da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Tocantins (SFA/ TO), Welciton de Assunção Alves, a reunião priorizou assuntos ligados diretamente à sanidade avícola buscando em conjunto o aprimoramento das ações e normas. “Este comitê é muito atuante e tem um papel fundamental na aplicação das normas vigentes”, ressaltou.
O secretário da Associação da Avicultura do Norte do Tocantins, Raimundo Alves Ferreira, disse que o encontro foi muito produtivo pelas discursões de temas ligados a segurança sanitária, da classificação do Estado e do tipo de acesso ao mercado nacional e internacional. “O debate é importante para a consolidação da avicultura e tem grande relevância para que as atividades fluam normalmente”, destacou.
No foco do debate estava a notificação das granjas para recadastramento, proteção solar nas granjas, vigilância ativa em aves de subsistência, treinamento de emergência sanitária, entre outros.
Fazem parte do comitê o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ruraltins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), Associação dos Avicultores do Centro do Tocantins, Associação dos avicultores do norte do Tocantins, Frango Norte, Asa Norte, Santa Isabel e Frango Americano.