Até o final desta semana, todas as unidades que compõem o sistema penitenciário do Tocantins receberão detectores de metal nos modelos portátil e assento magnético, 43 objetos de cada.
Conforme o coordenador do Sistema Penitenciário e Prisional do Estado, Jean Silveira. Os aparelhos já chegaram às unidades de Araguaína, Gurupi, Araguatins, Babaçulândia, Tocantinópolis, Augustinópolis e Peixe.
A aquisição totalizou um investimento de R$ 82.087,00 e aumentará a segurança no ambiente carcerário, auxiliando na realização de uma revista minuciosa que preserve a privacidade do visitante.
Segundo o supervisor de Educação e Saúde Prisional, Bionor Vaz Teixeira, outra quantidade será adquirida para substituição em casos de defeito e emergência. “O objetivo é evitar que entrem nas unidades objetos que coloquem em risco a segurança do local e de seus envolvidos, além de proporcionar uma revista mais humanizada”, informou.
A possibilidade de aquisição de outros equipamentos como raio x e scanner está em análise pela Secretaria de Defesa Social, órgão que administra o Sistema Penitenciário e Prisional do Estado.