Contando com dois novos Defensores Públicos, o Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguaína busca atender a uma demanda cada vez mais expressiva pelos serviços da Instituição.
O objetivo é ampliar a assistência à população, e garantir agilidade e qualidade nos serviços prestados.
O reforço nos atendimentos na Região Norte deverá diminuir a sobrecarga de trabalho dos profissionais que atuam na área criminal em Araguaína, que além de outras demandas da área, é a comarca do Tocantins que mais realiza julgamentos de crimes dolosos contra a vida no Tribunal do Júri Popular. Foram realizadas 52 sessões de julgamentos em 2013.
Conforme o diretor do Núcleo Regional de Araguaína, defensor público Fabrício Silva Brito, as demandas da execução penal também serão favorecidas. “Estávamos trabalhando com três Defensores criminais cumulando funções em outras comarcas, agora que eles vão atuar exclusivamente em Araguaína, poderão prestar atendimento efetivo durante toda a semana e dedicar mais tempo às atividades criminais, evitando inclusive a remarcação de audiências e ampliando os atendimentos nas unidades penais”, concluiu.
Os defensores públicos substitutos Isabella Faustino Alves e Vanilson Guimarães de Santana Júnior foram empossados em dezembro de 2013 e já estão atuando nas comarcas de Ananás, Goiatins e Xambioá, antes cumuladas por Defensores Públicos que também atendiam em Araguaína.
Os atendimentos nestas comarcas passarão a ser realizados da seguinte forma: em Goiatins, serão realizados pelo defensor público Vanilson Guimarães de Santana Júnior e ocorrerão as quartas e quintas-feiras; já a defensora pública Isabella Faustino Alves prestará atendimento em duas comarcas. Em Ananás, ela estará à disposição da comunidade as segundas e terças-feiras; e em Xambioá, as quartas, quintas e sextas-feiras.
Regional
O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguaína dispõe agora de 13 Defensores Públicos que prestam atendimento em sete municípios da região nos quais há sede da Defensoria Pública. Mais 17 cidades recebem os serviços, por meio do Programa Defensoria Itinerante. O número de atividades do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguaína em 2013 ultrapassou a marca de 26 mil atendimentos individuais.