Depois de 30 dias de início dos atendimentos, o anexo provisório do Hospital Geral de Palmas tem oferecido mais conforto e qualidade de atendimento a pacientes, acompanhantes e servidores da maior unidade hospitalar do Tocantins.
Com espaço para cerca de 100 pacientes internados, o anexo provisório acabou com um problema que assolava o HGP, o corredor lotado de pessoas para atendimento médico. Com estrutura organizada e climatizada, a avaliação após um mês de atendimentos é positiva tanto do ponto de vista de quem está internado, quanto dos funcionários do hospital.
As cenas que eram vistas e divulgadas, do corredor lotado, já não existe mais. Com a implantação do anexo provisório do HGP, os pacientes que antes precisavam receber atendimento no corredor principal do hospital, agora tem espaço em um ambiente climatizado e bem dividido.
A estrutura conta com postos de atendimento para os enfermeiros, locais de consulta, estoque de medicamentos, além de banheiros organizados. Com a nova instalação, os enfermeiros ficaram mais próximos dos pacientes, agilizando o atendimento e minimizando as reclamações dos internos no local.
Caso do estoquista José Henrique Alves, que se acidentou durante uma partida de futebol e será operado de uma fratura no braço nesta sexta-feira, 10. É a primeira vez que ele é internado no HGP e se mostrou satisfeito com as instalações do anexo provisório. “Quando cheguei aqui me falaram que várias pessoas ficavam internadas no corredor, que era muito quente. Agora, esta estrutura, com ar condicionado ficou muito melhor, mais confortável”, completou.
Já o autônomo Manoel Messias do Patrocínio, que passou por uma cirurgia na mão, acompanhou de perto as mudanças entre o corredor e o anexo temporário. O idoso destacou que a primeira vez que foi internado no HGP para a cirurgia passou 22 dias no corredor do hospital. Agora, na nova estrutura, a realidade é diferente. “Essa estrutura mudou muito para nós. Antigamente era muito calor e a gente não tinha o menor conforto. Agora mudou muito e todo mundo está comentando que melhorou. Acho que sempre tem que ter mudança para melhor”, disse.
Servidores
Se do lado dos pacientes a situação melhorou, para os funcionários que atendem no HGP a realidade também foi modificada. De acordo com a enfermeira Hevylla de Andrade, que atuou no período do corredor e, agora, atende no anexo provisório, a qualidade do trabalho realizado também melhorou com a nova estrutura. “Humanizou (o atendimento) porque a gente pode acompanhar de perto cada paciente, os acompanhantes. Aqui, cada enfermeiro fica responsável por 25 pacientes, antes chegavam a atender até 60, o que sobrecarregava”, completou.
Opinião compartilhada pela diretora administrativa do HGP, Renata Duran, que fez uma avaliação dos primeiros 30 dias de funcionamento do anexo provisório. “Nós iniciamos o serviço no anexo e vimos uma repercussão muito positiva entre a equipe de trabalho. Ficou bem claro que a gente tomou a decisão correta. Todos procurávamos dar atendimento apropriado, mas o ambiente não era propício”, disse..