Informações dão conta que eram seis assaltantes que deixaram a cidade em pânico na noite madrugada da ultima quinta feira (09).
Os criminosos iniciaram o ataque a cidade por volta das 02h30min da madrugada. Segundo a polícia militar o bando chegou em São João do Paraíso em um veículo Chevrolet Classic preto. Mas, uma caminhonete Nissan Frontier, que havia sido tomada de assalto na última quarta-feira na Vila Ipiranga, foi vista na cidade. Há a suspeita de que a caminhonete tenha sido usada para resgatar o bando.
Parte do bandidos se dirigiu até o quartel do destacamento da Polícia Militar, enquanto a outra parte se dirigiu para a agência do Bradesco.
No quartel do destacamento os bandidos trocaram tiros com dois policiais. O Sargento Ribamar, comandante do destacamento, foi baleado no quadril do lado esquerdo. O projétil, segundo informações de fuzil 7.62, transfixou e saiu pelo lado direito.
Os bandidos arrombaram a agência do Bradesco, mas não conseguiram roubar nada. Depois arrombaram a única casa lotérica da cidade, que fica em frente à agência do Bradesco. Eles levaram o cofre para a calçada e roubaram todo o dinheiro.
Antes de fugirem, os assaltantes passaram pelo quartel do destacamento da Polícia Militar, onde roubaram duas pistolas .40, uma metralhadora 9mm, uma espingarda tipo escopeta e dois coletes a prova de bala, objetos pertencentes à Polícia Militar do Estado do Maranhão. Também na fuga, o bando tomou de assalto um Saveiro de uma pessoa que estava chegando na cidade.
O Sargento Ribamar foi socorrido e levado inicialmente para um hospital em Porto Franco (MA). Em seguida, foi transferido para o Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Ele se encontra na UTI e, segundo informações, em estado grave. Essa não foi a primeira vez que o Sargento Ribamar foi baleado em refrega com bandidos. Na primeira vez, ele foi baleado na virilha.