Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

O Primeiro Time de Origem Indígena no Brasil Disputa o Campeonato de Futebol do Pará

Data do post: 15/01/2014 13:55:49 - Visualizações: (1758)

O Brasil já tem um clube de futebol profissional de origem indígena. É o Gavião Kyikatejê Futebol Clube, de Bom Jesus do Tocantins, cidade à beira do rio Tocantins, a 480 quilômetros de Belém, capital do Pará.

Foto:lancenet   O Gavião Kyikatejê estreou no Campeonato Paraense no ultimo domingo, (12) de janeiro, perdendo para o tradicional Paysandu, de Belém, por 2 a 1. Mas o resultado foi o que menos importou; o que deve ser destacado é a luta que os idealizadores deste clube travaram até colocar o Gavião na elite do futebol do Pará.

  Jornal paraense, destacam que a ascensão do Gavião Kyikatejê é uma vitória do presidente do clube, Zeca Gavião, cacique da aldeia Kyikatejê. Este nome significa, na língua Timbira Oriental, da família linguística Jê, "povo do rio acima".

 Até 2009, o Gavião era um clube amador. Naquele ano, o hoje presidente Zeca era o treinador da equipe. Com o trabalho que desenvolveu no time, antes conhecido como Castanheira Esporte Clube, Zeca tornou o Gavião Kyikatejê vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paraense e também vice da Divisão de Acesso ao Campeonato Estadual da Primeira Divisão de 2014.

 Antes do jogo contra o Paysandu, no domingo, os índios da tribo Kyikatejê fizeram uma cerimônia com danças rituais e cantaram o Hino Nacional Brasileiro com os versos na língua Jê.

 Os comentaristas apontaram o atacante Paulo Aritana Sempre, o Aru, de 27 anos, como o grande destaque da partida. Ele é um dos três índios do elenco titular e marcou o gol da equipe contra o Paysandu. Ele teve de tirar o cocar que usa habitualmente, mas foi autorizado a jogar com o corpo todo pintado.

 Ao final da partida, a equipe do Gavião foi intensamente aplaudida por índios e não índios. Em entrevista, Zeca narrou a história do Gavião e disse que o time anteriormente contava com índios de diversas tribos e disputava campeonatos amadores. Ele juntou os talentos, reforçou com alguns brancos e conseguiu chegar à elite do futebol paraense. A meta de Zeca Gavião, agora, é obter o apoio de alguma grande empresa para que o Gavião Kyikatejê possa se firmar de vez no futebol brasileiro.

Fonte: portuguese.ruvr

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.