Com uma série de ações, o governo do Estado adere à campanha do Ministério da Saúde (MS) “Hanseníase tem cura”.
A proposta é conscientizar a população sobre a existência da doença e a disponibilidade do tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das unidades básicas de saúde dos municípios.
Como parte da programação para 2014, em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Tocantins (Sesau) mobiliza os municípios para o dia mundial de luta contra a doença, lembrado no último domingo do mês, dia 26. Em fevereiro, a Sesau realizará o VI Seminário Estadual de Hanseníase, nos dias 11 e 12, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas.
A gerente de núcleo de hanseníase da Sesau, Isabel Monici informa que também serão realizadas campanhas nas escolas. “O objetivo é disseminar informações sobre a doença para professores e alunos, bem como ampliar a detecção precoce e a redução do estigma e discriminação entre a comunidade”, pontua. Os municípios interessados em participar dessa divulgação educativa, poderão entrar em contato com a área técnica da hanseníase da Sesau.
Dados
De acordo com o MS a taxa de prevalência da hanseníase caiu 65% nos últimos 10 anos. No Tocantins, em 2013, foram notificados 856 casos (dados parciais). Houve 88% de cura para os que buscaram tratamento no Estado no ano passado.