O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) marcou para esta quarta-feira (22) às 14 horas no auditório da Unitins, a Assembleia Geral Extraordinária dos empregados da Fundação Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para deliberação do dissídio coletivo da categoria.
A derradeira tentativa de um acordo coletivo de trabalho entre os empregados da Unitins e direção da instituição aconteceu em agosto de 2013, quando os trabalhadores rejeitaram parte da proposta apresentada. Todas as tentativas de acordo foram frustradas.
Na assembleia desta quarta-feira, os empregados vão deliberar se o SISEPE-TO entra ou não com uma ação de dissídio coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho para que a Justiça do Trabalho decida a questão.
Impasse
O principal impasse que impediu a assinatura de um acordo coletivo está nas cláusulas sociais, onde a Unitins e os empregados não chegaram a um acordo em relação ao auxílio alimentação e auxílio creche, previstos na CLT, além empréstimo salarial de férias.
Para ser aprovada a proposta de dissídio coletivo precisa da anuência de dois terços dos empregados presentes à assembleia.