O relatório anual da Organização Não-Governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, coloca São Luís-MA, na 7ª colocação entre as capitais brasileiras mais violentas e a 15ª cidade do mundo com maior índice de criminalidade.
A crise no sistema prisional da capital registrada nos últimos meses seria um dos fatores que tornaram a capital mais violenta. O número de homicídios registrados nos últimos dois anos fez com que a cidade subisse da 27ª colocação para a 15ª no cenário mundial. No ano de 2013, São Luís registrou 807 homicídios, contra 635 no ano de 2012. O ano de 2014 já conta com mais de 70 homicídios.
No continente americano são 46 cidades entre as mais violentas e na América Latina 41. Os países latino-americanos com maior problema de violência são Honduras, Venezuela, Guatemala, El Salvador, México e Brasil.
Entre as cidades brasileiras que também figuram no ranking estão Maceió (AL), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória (ES), Belém (PA), Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Recife (PE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE).