Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Obras de José Bonifácio Quando Prefeito São Relatadas em Livro de Natalino Resplandes

Data do post: 23/01/2014 03:02:51 - Visualizações: (2444)

Livro intitulado "Vida e Costumes de um Povo Forte e Heróico", foi escrito pelo Tocantinopolino Natalino Resplandes de Araújo.

Livro Vida e Costumes de um povo forte e heróico         A obra é um resumo feito pro Natalino Resplandes no auto de seus 95 anos de idade, que conta um pouco da história da velha "Boa Vista do Tocantins", ou "Boa Vista do Padre João", hoje Tocantinópolis (TO). No livro o autor conta sobre os costumes do povo heróico e forte que ajudaram a construir a história desta importante cidade do norte de Goiás, hoje Tocantins.

            Em sua obra, Natalino fez um apanhado das obras realizadas por Bonifácio dentro e fora de Tocantinópolis.

            Segundo conta Natalino, na primeira gestão que durou quatro anos, o ex-prefeito instalou energia elétrica em todos os quadrantes do município, quando as cidades que hoje se encontram desmembradas Maurilândia, Cachoeirinha, Luzinópolis, Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis ainda pertenciam a Tocantinópolis, além de energizar também os povoados do Passarinho,  Folha Grossa, Vilanópolis, Cooperativa dos Babaçueiros, margem esquerda de quem sobe o Rio Mumbuca, lado sul, e bem assim no Povoado Ribeirão Grande, Local Pedro Ferreira Lima, mais conhecido por Pedro Bento, lado norte, na estrada que dá acesso a MauriLândia do Tocantins.

            Constam ainda como obras de Bonifácio o calçamento de uma boa parte das ruas e praças, com extensão de meios fios e et. Melhorou consideravelmente o Estádio Lauro Assunção, lado Oeste da cidade e mais algumas coisas.

            Já no segundo mandato o autor relembra o iniciou da construção das milhares de casas populares, não sabendo explicar quantas, se foram cinco ou seis mil ao todo, contando as que foram feitas em todos os mandatos.

            No terceiro mandato, construiu o Estádio João Ribeiro, no Bairro Alto Bonito, com arquibancadas para mais ou menos umas três mil pessoas assistirem a pelota no gramado, de quando em quando, muito bom e animado lazer.

            Construiu a nova prefeitura municipal, sendo um prédio bem confortável e todo equipado com cadeiras, sofás, ar-condicionado, etc. Ficando no lado Oeste da cidade; pavimentou quase que o restante da cidade, haja visto o cais, na parte do Porto dos Motores de popa, para transporte de passageiros de Tocantinópolis a Porto Franco-MA e vice e versa. Descendo o Rio Tocantins, até encontrar a Rua Professor Virgílio, por onde teve dificuldade de penetração em virtude  de ali existir uma grande rocha de emburrado mineiro. Bonifácio conseguiu arrebentá-los não sei como, acredito ter sido com trator de esteira gigante.

            Construiu uma praça no antigo cemitério da cidade onde foi sepultado o Cônego João de Sousa Lima, cujos restos mortais, concluídos em cinza, se encontram atrás da igreja Matriz, em urnas próprias, juntamente com os demais vigários que serviram a Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, sendo eles muitos. Ali, construiu uma fonte luminosa, que serviu á comunidade por bastante tempo.

            No cais feito por ele, já falado, foi colocado guarda mão em toda sua extensão; construiu uma lanchonete no Porto dos Motores de Popa, para que ali pudessem as pessoas apreciar o famoso Rio Tocantins, com suas características, e comer e beber alguma coisa, ajudando assim o dono da referida lanchonete Ubirajara Barbosa o Bira, como é vulgarmente conhecido.

            Realizou um grande trabalho, haja vista que durante quase 70 anos, ali no Porto do Limão, hoje Porto da Balsa, ninguém nunca se atreveu a fazer o que ali está feito por José Bonifácio Gomes de Sousa. A verdade deve ser dita. Falando em Beira Rio, fez mais uma outra parte encontrando o antigo Porto do Limão, com uma área muito boa para estacionamento de veículos de toda sorte.

            Ele construiu a Praça da Biblia, no lado Oeste da cidade, calçou ao redor do Terminal Rodoviário Antonio Gregório de Sousa; Asfaltou o Campo de Aviação Rubens Berta, construído no governo de Emanuel Costa e Silva (Manú), a 04 KM desta cidade, lado oeste.

            Calçou as estradas que dão acesso aos balneários Pedro Isaias, Helade Sousa Leite e o Cai n'água, onde era antigamente instalada a Empresa Cobango para extração de Palmito do Babaçú, por um cidadão de São Paulo, hospedado no Hotel Presidente de Dona Raimunda da Silva, Raimundinha, como era vulgarmente conhecida. Calçou ainda a Estrada que parte da Vila Antonio Pereira ao Ribeirãozinho, Rua de Areia e ali, segundo consta, construiu prédio Escolar e passou a servir a merenda escolar.

            Construiu vários grupos escolares; construiu várias pontes sobre o córrego Ribeirãozinho; calçou a Vila Antonio Pereira, Alto da Boa Vista II, e construiu o Grupo Escolar e Posto de Saúde e assim por diante. Alargou parte do cemitério necrópole Nossa Senhora da Consolação, lado oeste e norte, construído pelo ex-prefeito José de Ribamar Marinho, anos 1970. Ele chegou a instalar luz dentro do cemitério, só nunca fez foi funcionar.

            Construiu casas populares no Alto da Boa Vista I e II, inclusive calçando o Alto da Boa vista II. Construiu ainda a Vila Valdenor Gomes de Oliveira, ex-vereador e ex-vice prefeito desta cidade, que residia no Bairro Alto Bonito, lado sul desta cidade, vila esta loteada por Dr. Eurivaldo Gomes.

            Também foi construída a Vila Antonio Pereira com 500 casas. Calçou todas elas, com exceção da Boa Vista I, porque essa foi o Ex-governador Moisés Avelino quem construiu, inclusive, a parte que vai para o cemitério Necrópole Nossa Senhora da Consolação. Construiu 60 casas populares por detrás do aludido cemitério, em direção ao velho Matadouro, inclusive fazendo ali uma ponte de concreto e calçando toda a rua.

            Falando em ponte ele construiu além desta ou daquela, mais 05 pontes sobre o córrego Ribeirãozinho, dando acesso a diversas travessas, ligando aquele setor à rua da Tobasa e tantas outras.

            Finalizando a citação das obras de Bonifácio o escritor encerrou escrevendo o seguinte: "O que ele fez estou mostrando, porém não sei porque quando se fala em iluminação ou rede de luz, Bonifácio esqueceu de incluir o trecho Mosquito a Ladeira do Artur Dias, talvez porque ali existiam mais ou menos umas 70 famílias que votavam para a sigla PMDB, e por isso não tivemos a rede de luz rebaixada; só no governo do ex-prefeito Bastim foi possível tê-la". Relatou Natalino que ainda acrescentou: "Foram essas as atividades do Dr. José Bonifácio Gomes de Sousa, nos seus 12 anos de mandato e de governo a frente deste município e de sua gente". Finalizou o escritor.

Fonte: Livro Vida e Costumes de um povo forte e heróico

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.