Falha no sistema de distribuição também atingiu outras regiões do país. Problema ocorreu no Tocantins, entre Colinas e Miracema.
Um apagão que atingiu as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país na tarde da ultima terça-feira (4), deixou aproximadamente 70% das cidades do Tocantins sem energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pelo gerenciamento e distribuição de energia elétrica em todo o país, o problema foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional, conhecido popularmente como Linhão Norte-Sul. A interrupção de energia teria sido causada por um curto-circuito no sistema entre as subestações de abastecimento de Colinas do Tocantins (TO) e Miracema do Tocantins, por volta das 14h03 (horário de Brasília).
De acordo com a distribuidora de energia elétrica do Tocantins, a Celtins, o apagão atingiu 95 das 139 cidades do estado. A interrupção do fornecimento de energia elétrica no estado durou quatro minutos, entre 13h03 e 13h07 (horário local), e afetou 362 mil unidades consumidoras.
Já no restante do país, o apagão durou mais tempo e de acordo com informações do ONS, as linhas de transmissão ficaram desligadas por aproximadamente 40 minutos. Em entrevista coletiva sobre o apagão, concedida na tarde de terça-feira (4), o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou que o sistema trabalha usando grande parte da capacidade total, mas não há risco de desabastecimento de energia.
Em outubro de 2012, um incêndio embaixo da rede de transmissão perto de Colinas do Tocantins causou uma falha semelhante a esta. A subestação localizada na cidade, que fica a 274 km de Palmas, é uma das mais importantes do Linhão Norte-Sul que possui 1.277 km entre Imperatriz (MA) e Samambaia (DF).
No Tocantins, a rede tem 392 km de extensão e 930 torres. A unidade já está sendo preparada para receber a energia que será produzida na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.