O governo do Estado designou à Comissão de Estudos destinada à implantação dos campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).
Nos municípios de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, que realize o estudo de viabilidade para a criação dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem no campus universitário de Araguatins, como também a construção do Hospital Universitário do Tocantins (HUTO) no município. Esta recomendação consta no Decreto nº 4.981, republicado no Diário Oficial do Estado da ultima terça-feira,(11).
De acordo com o reitor da Unitins, Joaber Macedo, já foram realizados os primeiros contatos para que haja a colaboração dos municípios no desenvolvimento do projeto. “A partir disso, iniciaremos os trabalhos de estudo e planejamento com toda cautela e cuidado de se ter as estruturas necessárias para que esses cursos sejam instalados o mais rápido possível em Araguatins”, disse.
Macedo ainda ressaltou o crescimento da Unitins e a necessidade da criação de mais campi. “Nos últimos três anos houve crescimento importante da universidade, nós implementamos uma ampliação da oferta de vagas à distância, hoje atuamos em 12 cidades através da Universidade Aberta do Brasil UAB e assim foi chegado o momento de ampliarmos a nossa atuação no ensino presencial dentro do Estado”, afirmou.
O reitor também explicou que os municípios foram escolhidos a partir da demanda por cursos presenciais. “O nosso papel é ofertar ensino superior à nossa população em locais onde há maior demanda, sendo assim, foi priorizado o sudeste do Tocantins e o Bico do Papagaio”, destacou.
Comissão
A Comissão de Estudos será formada por representantes da Unitins, Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral e Defensoria Pública do Estado, que realizarão os levantamentos prévios sobre as questões jurídicas, acadêmicas, administrativas, pedagógicas e financeiras para a implantação de cada campus e dos novos cursos.
Segundo a assessoria da Unitins, atualmente a universidade possui um campus em Palmas, que oferece quatro cursos presenciais - Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistema de Informação -, atendendo cerca de 600 alunos; e 12 polos de ensino à distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unitins), ofertando os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Administração Pública e Computação para cerca de 1,5 mil alunos.