A solenidade de transmissão do cargo aconteceu na manhã deste sábado,(15), no Palácio Araguaia, em Palmas. O motivo da transferência se dá para que o Governador Siqueira Campos se afaste para desfrutar 20 dias de férias.
Na ocasião, Sandoval transmitiu o cargo de presidente da Assembleia ao deputado Osires Damaso.
Sandoval se disse surpreso em ocupar o cargo de governador. “A legislação reza que o presidente da Assembleia, na falta do Governador e do vice, acaba assumindo a função, mas, sinceramente, eu não espera que acontecesse. Fiquei muito feliz e entendo como um gesto de muita credibilidade do Governador Siqueira Campos e do Eduardo Siqueira com a minha pessoa, e eu só posso contribuir com a minha dedicação e com o capricho nos meus feitos enquanto governador em exercício”, disse.
O governador interino Sandoval Cardoso disse ainda que esse é um período importante em sua trajetória pessoal e política. “É um momento ímpar na minha história eu estou muito feliz e espero aproveitar cada minuto em prol do Estado”, declarou. Durante o discurso, Sandoval agradeceu à família, parentes, secretários de Estado, servidores, prefeitos, enfim, a todo o povo tocantinense pela possibilidade de estar governador do Tocantins.
Sandoval é o segundo na sucessão para substituir Siqueira Campos na função de governador, já que o vice-governador, João Oliveira, que seria o primeiro, não assume o cargo, pois viaja em missão internacional cumprido agenda junto ao governo na China, Emirados Árabes e Israel.
Durante a solenidade, Sandoval assinou Termo de Compromisso onde promete defender e cumprir a Constituição Federal e Estadual, as leis infraconstitucionais, e promover o bem geral do povo do Estado do Tocantins.
Perfil
Sandoval Cardoso, deputado reeleito para o segundo mandato em 2010, é o deputado estadual mais votado da história do Tocantins, com 27.072 votos. Agropecuarista, tem 36 anos e é natural de Goiânia, Goiás. Sua história de vida no Tocantins tem alicerce na pecuária e como empresário do agronegócio. Ainda jovem, comandou o Sindicato Rural de Colinas. Em seguida, assumiu a presidência da Fundeagro, o Fundo estadual privado voltado à sanidade animal. Sandoval se tornou presidente da Assembleia Legislativa obtendo o apoio de 20 deputados. Ele é casado com Marcela Teixeira Nogueira e pai de Sandoval, Clara e Chloe.