O Deputado José Bonifácio solicitou ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, por meio do Requerimento n.º 6.215/2013, a imediata reativação do programa Luz para Todos - LPT no Estado do Tocantins. (Clique Aqui e veja cópia do requerimento)
O programa que se encontra paralisado desde 2011 devido à inadimplência fiscal e dificuldades financeiras da concessionária e executora do Programa no estado - Celtins (que está sob intervenção da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica).
Faltam 34.000 (trinta e quatro mil) ligações para universalização da energia no Tocantins: 30.000 (trinta mil) serão atendidas pelo Programa LPT; e 4.000 (quatro mil) deverão ser atendidas com recursos próprios da Celtins.
“É necessário apressar a retomada do Programa LPT no Tocantins, uma vez que a pressão e a carência por parte da população é grande. Pois, o cidadão que não está sendo beneficiado se sente injustiçado, uma vez que falta pouco para a conclusão do Programa no estado. Viver na roça sem energia elétrica hoje significa mais do que a singela falta de luz no período noturno de épocas atrás, significa perder a oportunidade de explorar de forma eficiente sua terra e sofrer com prejuízos em toda produção de sua propriedade. De Norte a Sul do Estado há famílias que vivem de forma primitiva, à luz de lamparinas e em algumas regiões estão desde 2005 à espera dos benefícios do Luz Para Todos”, destacou Bonifácio.
Em resposta ao requerimento do Deputado José Bonifácio, o Ministério das Energias informou que será celebrado um novo contrato com a Celtins, no qual está previsto que a execução das obras ocorra até dezembro de 2014. (Clique nos links a seguir e veja cópia da resposta do Ministro: Resposta 01. Resposta 02)