A comissão do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental (ADP) se reuniu na última sexta-feira, (14), em Palmeiras do Tocantins para tratar da adesão/inclusão do Município de Tocantinópolis ao referente consórcio.
A reunião contou com a presença do representante do Governo Municipal de Tocantinópolis, Albertino Cândido Filho, Secretário de Administração; do Diretor de Assuntos Ecológicos, Emilvado Aguiar e do Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Eudes Ribeiro; dos prefeitos Evandro Pereira (Palmeiras do Tocantins); Raimundo Nonato (Darcinópolis) e da Secretária de Meio Ambiente de Aguiarnópolis, Vilma Pereira.
Na reunião houve o estudo detalhado do Estatuto do Consórcio como a apreciação e aprovação do mesmo. A implantação do Consórcio Intermunicipal objetiva a destinação final dos resíduos sólidos urbanos em solução conjunta e uma alternativa à implantação de um aterro sanitário no município de Palmeiras do Tocantins que atenderá as cidades de Aguiarnópolis, Darcinópolis, Santa Terezinha, Nazaré e Tocantinópolis, que deverá ser construída pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE).
Após os estudos criteriosos, o Estatuto foi aprovado e na sequencia foi realizada a eleição da Diretoria Executiva que administrará o referido consórcio presidido por Evandro Pereira (Prefeito de Palmeiras do Tocantins), vice-presidente, Raimundo Nonato (Prefeito de Darcinópolis) e pelos Conselheiros Fiscais, Vilma Pereira (Secretária do Meio Ambiente de Aguiarnópolis), Otávio Caetano Jácome (Secretário do Meio Ambiente de Darcinópolis), os demais cargos serão nomeados através de edital.
O objetivo do Consórcio é cortar gastos e dar destinação correta ao lixo, sem prejudicar o meio ambiente. Lembrando também que a criação do Consórcio é uma determinação da Legislação Federal, que prevê que a partir de 2014 serão proibidos os chamados lixões.