Em 2013, o índice foi de 13%, maior que o índice Brasil que foi de 8,5%. Em primeiro lugar ficou o Mato Grosso e, em segundo, o Distrito Federal.
A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada na quarta-feira (19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coloca o Tocantins como o terceiro estado que teve a maior taxa de crescimento no setor de serviços em 2013, com 13%, juntamente com o Ceará. O índice é maior do que o índice Brasil que ficou em 8,5%. Em primeiro lugar, está o Mato Grosso (20,4%) e, em segundo, o Distrito Federal (15,7%). Veja o resultado de todos os estados aqui.
A pesquisa referente ao mês de novembro de 2013 apontou o Tocantins como o único estado a apresentar variação negativa (-1,7%) em relação ao mesmo período de 2012, no que se refere aos dados regionais. Mas os números foram superados em dezembro, chegando a 10,7%, um dos maiores do país.
O altos índices refletem na vida do autônomo Elivaldo Pereira de Almeida, que viu o serviço de reparos e manutenção aumentar no último ano. “Praticamente aumentou uns 40% do trabalho. No dia de sábado e domingo estou trabalhando, então a procura está muito grande. Minha agenda, por exemplo, é de três dias à frente.”
E quem trabalha na construção civil também conseguiu aumentar o lucro em 2013, como é o caso do empresário Walter Martins, que aluga equipamentos para pedreiros e jardineiros. “Nós conseguimos crescer 20% no ano passado. Nós crescemos dez vezes a mais do que o PIB”. comemora.