(PMTO) O Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins – coronel PM Gilberto Nogueira da Costa participou no início da tarde desta terça-feira, (25), de uma coletiva de imprensa para tratar sobre o policiamento durante o Carnaval 2014. O encontro aconteceu por volta das 14h30, na sala de reuniões do Comando Geral da PMTO, em Palmas.
Participaram ainda da coletiva o Comandante do Policiamento da Capital (CPC) – coronel PM Messias Lopes da Conceição Júnior, o Comandante do Policiamento do Interior (CPI) – coronel PM Abelardo Bezerra Neto, O Secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de Palmas – Claudemir Portugal, representantes da Guarda Metropolitana de Palmas e da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), além de profissionais da imprensa local.
Coronel Nogueira iniciou a coletiva demonstrando os resultados positivos da “Operação Capital Segura”, realizada no período de 17 a 24 de fevereiro de 2014 em Palmas. Durante a ação foram realizadas 7.384 abordagens a pessoas, 5.176 abordagens a veículos, que resultaram na apreensão de 59 veículos e 133 notificações de infrações de trânsito. Nove armas de fogo foram apreendidas, 22 prisões e apreensões, além da apreensão de drogas (1 kg e 300g de maconha, 239 g de cocaína e 90 pedras de crack). O Chefe do Estado Maior enfatizou o sucesso da Operação e declarou que esta ação continuará em Palmas por tempo indeterminado.
O Policiamento de Carnaval 2014, que acontecerá de 28 de fevereiro a 04 de março de 2014, contará como reforço de 388 policiais militares, sendo 146 policiais militares na capital e 242 no interior do estado, nas cidades com maior fluxo de brincantes. Em Palmas a folia se concentrará no Distrito de Taquaruçu, Taquari e Praia das Arnos. Já as cidades do interior que receberão reforço serão: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Pedro Afonso, Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Dianópolis e Arraias.
O CPI – coronel Abelardo destacou que a partir desta quarta-feira, (26), os policiais militares empenhados no reforço ao interior do estado já estarão de deslocando para as principais cidades, onde a festa é tradicionalmente mais movimentada. “Além do reforço no policiamento nas áreas de maior concentração, teremos também o apoio das equipes de policiamento especializado nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína”, disse coronel Abelardo.
Já o CPC – Coronel Messias fez questão de acrescentar: “todo nosso efetivo estará disponibilizado para fazer frente a essa festividade de carnaval, que requer atenção especial da Polícia Militar e das demais forças de segurança Pública, isso sem prejudicar em nada o policiamento ordinário, que acontecerá normalmente”.
O Secretário Claudemir Portugal disponibilizou o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas, da ATTM, da Patrulha Ambiental e da Defesa Civil, para reforçar o trabalho de segurança na capital. Será dada uma atenção especial à Operação Lei Seca, com ações educativas e também repressivas, ao final dos eventos, para repetir os resultados obtidos no ano passado, com índice zero de acidentes de trânsito. “Essa é uma parceria de muito sucesso e esse ano não será diferente, daremos todo apoio necessário para garantir a integridade de nossa população”, disse o Secretário.
“A Polícia Militar do Tocantins estará empenhada para assegurar que o período de carnaval aconteça de maneira tranquila em todo estado, especialmente nas principais cidades. Nossos policiais militares estão preparados para garantir que o cidadão tocantinense brinque seu carnaval com total segurança” declarou coronel Nogueira.