No final da manhã desta quinta-feira, (27), o Secretário de Estado da Segurança Pública José Eliú de Andrada Jurubeba, recebeu em seu gabinete a visita do Ouvidor Agrário Nacional Substituto e representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Marcelo Nicolau, e do representante do Incra e ouvidor regional Hilton Faria da Silva.
Os ouvidores se reuniram com o Secretário e também com a equipe técnica de projetos da Secretaria, para realizar o acompanhamento da execução do convênio que foi firmado em 2012, entre o Governo do Estado do Tocantins, por meio da SSP e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e que destinou recursos da ordem de R$1.000,00 (Um Milhão de Reais) para a estruturação da Delegacia Estadual de Repressão a Conflitos Agrários – DERCA.
Na primeira etapa a SSP já recebeu o montante de R$380,000 (Trezentos e Oitenta Mil Reais). O dinheiro foi utilizado na aquisição de um micro-ônibus adaptado, que funcionará como delegacia móvel e será utilizado pela DERCA, na resolução de conflitos agrários, em todo o Estado do Tocantins.
A 2ª etapa do convênio, que será executada em breve, consiste na aquisição de veículos, mobiliários, armamento e equipamentos de informática, que serão utilizados nas ações da Delegacia, proporcionando mais celeridade e eficiência nos serviços prestados por aquela especializada.
O Secretário José Eliú agradeceu a visita do ouvidor Nacional e afirmou que todos os esforços estão sendo envidados para que o convênio estabelecido seja executado integralmente, pois dessa maneira a Delegacia de Conflitos Agrários poderá desempenhar um papel ainda mais intenso no combate aos conflitos agrários no Estado.
Além do Secretário, se fizeram presentes na reunião o Secretário Executivo da SSP Deusiano Pereira de Amorim, o Delegado Chefe da Polícia Civil Bonfim Santana Pinto, Chefe do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios Allan Douglas Tenório e a coordenadora de Projetos Delegada Suraia Carvalho Vilela.