Após fortes chuvas, o solo cedeu na cabeceira de uma ponte na TO-201. Um caminhão quase foi engolido pelo buraco.
Uma cratera, de cerca de seis metros de largura e seis de profundidade, abriu na cabeceira de uma das pontes da TO-201, entre os municípios de Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins, norte do estado, está causando medo nos motoristas que trafegam pelo local. A erosão pode ter sido provocada pela forte chuva que caiu na região nos últimos dias. Por causa do rompimento do solo, o tráfego está interrompido e os motoristas estão tendo que passar por uma estrada vicinal, o que aumenta o percurso em 30 km.
Por pouco um caminhão não foi engolido pela cratera. Segundo o dono da empresa responsável pelo veículo, o empresário Airle Heringer Júnior, o motorista seguia de Sítio Novo do Tocantins com destino a Axixá do Tocantins na madrugada desta sexta-feira (7). O condutor percebeu que tinha dois cones e uma fita de isolamento na pista, pensou que fosse uma tentativa de assalto, mas resolveu prosseguir.
Alguns metros depois, ele percebeu o buraco. "Ele freou, mas as rodas dianteiras ficaram suspensas". O empresário conta que o carro só foi retirado na manhã desta sexta-feira. A empresa teve que acionar um caminhão com guindaste para a retirada do veículo.
Como alternativa, os motoristas estão tendo que seguir viagem por uma estrada vicinal, que passa pelos povoados de Juverlândia, Sumaúma, Santa Luzia e Morada Nova. Segundo o cabo Ângelo da Polícia Militar de Sítio Novo, o desvio aumenta o percurso em mais de 30 km. "Muitos veículos que seguiram viagem pela estrada vicinal ficaram atolados por causa da chuva. A estrada está muito movimentada".
A Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) informa que o tráfego está interrompido. Uma equipe esteve no local para uma avaliação do problema e os serviços de reparos já iniciaram, com previsão de uma semana para o término.
A Agetrans afirmou ainda que os reparos dependem de uma trégua das fortes chuvas que ocorrem na região. A agência sinalizou o trecho para orientar os condutores sobre a interrupção temporária e o perigo na rodovia.