Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Secretaria de Saúde Realiza Campanha em Combate ao HPV em Tocantinópolis

Data do post: 07/03/2014 21:34:51 - Visualizações: (1540)

A Campanha de combate ao HPV em Tocantinópolis-TO será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (Ana Vina, Alto Bonito, Policlínica e Ambulatório Central (ao lado do Sesp). A vacinação começa a partir do dia 11 de março de 2014.

Foto Divulgação        Em Tocantinópolis, a campanha de combate ao HPV (Vírus do Papiloma Humano) contará com o apoio das escolas do município. Uma triagem está sendo realizada nas instituições da rede pública de ensino, para identificar as meninas que estão na faixa etária que será atendida. A campanha inicia no dia 10 de março em todo o país.

            A equipe da Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que o trabalho de vacinação está sendo desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Educação, e que já está acontecendo o levantamento de informações nas escolas e equipes da saúde estão orientando os pais. “O trabalho é desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Educação e com os demais programas também de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as unidades de saúde estão fazendo um levantamento de suas escolas. A secretaria Municipal da Educação está fazendo um levantamento de meninas ente 11 e 13 anos de idade que serão atendidas.

            Termo de Recusa

Foto Divulgação            Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas nas unidades escolares deverão assinar um Termo de Recusa. A palestra e a orientação são realizadas, junto aos pais tanto pela equipe de saúde quanto pela própria equipe da escola e o pai que autorizar não vai ser preciso se manifestar ou assinar nenhum documento. O pai que se recusar vai ter que assinar um termo de recusa, se responsabilizando pelo ato de não vacinação da criança. Nós esperamos que não tenhamos essa recusa de pais para poder realizar a vacinação.

            Centros de Saúde

            Esta campanha é de implantação da vacina contra o HPV na rede básica de saúde e não será realizada somente nas escolas. Os centros de saúde também vão disponibilizar a vacina. A campanha de implantação de uma nova vacina da rede básica. Essa vacina vai estar disponível a partir do dia 11 de março, durante todo o período. As meninas que forem completando 11 anos vão entrando na rede. A campanha não é realizada somente nas escolas, paralelamente a isso teremos a vacinação disponível nos centro de saúde também.

            A vacinação tem a eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo uterino, e a região norte é onde ocorre a maior incidência do vírus. A vacina que será utilizada na campanha é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres), responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país.

 

Fonte: Com informações de Gizelle Silveira Santos

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.