Neste final de semana (08 de Março) foi comemorado em todo o mundo o “Dia internacional da mulher”. Pensando nesta data tão especial, a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, por intermédio da Secretaria da Mulher realizou na tarde da última sexta-feira, 07, um grandioso evento em comemoração a data, sendo o mesmo gratuito para todas as mulheres do município e região.
A ação ocorreu na Secretaria de Esportes, Juventude e Políticas Sobre Drogas.
O evento contou com a presença do Prefeito Fabion Gomes (PR); da Secretária da Mulher e Primeira Dama, Clemilda Borges; do Delegado Regional Dr. Thiago Daniel; dos vereadores Zullias Amoury (Presidente da Câmara), Eleny Araújo, Vicente Morais e Aderson Marinho; Secretários Municipais, Maria das Graças Carneiro (Assistência Social), Maria da Conceição (Saúde), Antônio Queiroz, (Habitação e Urbanismo), Edilson Vieira (Esporte, Juventude e Políticas Sobre Drogas) e Albertino Cândido Filho (Administração); servidores municipais e a comunidade em geral.
A Secretária da Mulher, Clemilda Borges destacou o motivo da data em alusão às mulheres. “No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o 'Dia Internacional da Mulher', em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desejo a todas vocês, um Feliz Dia da Mulher, que este e os demais dia possam ser de grandes conquistas para todas nós”, finalizou a secretária.
Em sua fala, o Prefeito Fabion Gomes ressaltou a importância do papel da mulher na sociedade brasileira que nestas últimas décadas ganharam destaque e funções importantes dentro da sociedade. “Esse é um dia muito especial, pois estamos comemorando essa data com a realização desse evento para todas vocês mulheres. Antes as mulheres eram discriminadas pelos seus companheiros, não tinham oportunidade de votar, de se quer vestir uma calça. Agora elas têm uma Lei que as ampara de certas criminalidades. Mesmo assim com esta Lei, ainda vemos covardes espancando e humilhando mulheres, pois antigamente bater em mulher era covardia, agora é criminoso. Quando sofrem alguma agressão seja ela qual for, denuncie, não fiquem caladas”, disse ele.
Continuando, Fabion disse que as mulheres têm que ter liberdade e esta liberdade foi podada por muitos tempos, resultando num atraso para as mesmas. “As mulheres devem ter liberdade, liberdade de expressão, financeira, e o mais importante, viver uma vida cheia de alegrias, paz e amor com a família e com a sociedade. Parabenizo todas vocês que estão neste evento e também todas as mulheres da cidade”, finalizou o prefeito.
Na ocasião, houve sorteios de vários brindes às homenageadas do dia, apresentações de sensibilização da sociedade sobre a importância da mulher no contexto social feitas pelos alunos da rede municipal, estadual e alunos da APAE e participação especial da Banda Municipal de Tocantinópolis. Também teve atendimento realizado pelos servidores da Defensoria Pública, onde os mesmos tiraram dúvidas sobre os assuntos e direitos da mulher. E para finalizar, a Banda Dimensão Mais animou os que se faziam presente no evento.