Investigações realizadas pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais - DEIC Núcleo - Sul, resultaram na prisão em flagrante de Maria de Belém Figueiredo Pontes, 35 anos, no final da tarde deste domingo (09), em Gurupi.
Ela é acusada pelo crime de tráfico de drogas e no momento da abordagem estava com uma porção de maconha.
A suspeita passou a ser monitorada após a prisão de seu marido, Omecias Soares Ribeiro, fato ocorrido em 05 de Dezembro de 2013, tendo naquela oportunidade sido apreendido com o autor 12 (doze) tabletes de pasta base de cocaína, que estavam escondidas entre o revestimento e a lataria do veículo que o homem conduzia.
Após a prisão do indivíduo, os Policiais Civis passaram a monitorar Maria Belém, sendo possível verificar que ela mantinha contato frequente com o companheiro, mesmo depois que o homem já estava no presídio. Através de monitoramento, foi possível constatar que a mulher passou a realizar a entrega de drogas a alguns presos da Casa de Prisão Provisória de Gurupi.
Também ficou evidenciado que a suspeita continuava a venda de drogas a mando de seu marido e seria, ainda a responsável por cobrar, dos parentes de presos da CPPP, os valores referentes às dívidas de drogas contraídas por eles.
A ação policial que resultou na prisão da investigada, teve início na tarde do domingo, quando os agentes fizeram “campana” nas proximidades da Central de Flagrantes de Gurupi, e no momento em que algumas mulheres, dentre elas Maria Belém, chegaram ao local, foram abordadas e submetidas a buscas pessoais.
Em seguida foram levadas ao Hospital Regional de Gurupi e submetidas a exame de raios x, que detectou que no interior do canal vaginal de Maria Belém, havia um objeto estranho, o qual posteriormente, foi identificado como sendo uma porção de maconha. A droga foi apreendida e apresentada na Central de Flagrantes de Gurupi, juntamente com a suspeita, a qual fora autuada em flagrante por tráfico de drogas.
Conforme o Delegado Guilherme Rocha Martins, as ações de combate ao tráfico de drogas continuarão sendo desenvolvidas pela DEIC Sul em Gurupi. Por meio da intensificação das investigações em curso e do recebimento de informações colhidas, com a ajuda da sociedade através dp Disk Denúncia – 197, que originaram novas diligências, todas com objetivo de enfraquecer cada vez mais a comercialização de substâncias entorpecentes, além de realizar as prisões daqueles que se utilizam dos recursos decorrentes de tais atividades criminosas.