Durante a reunião da bancada feminina do Congresso Nacional com o Ministro da Saúde Arthur Chioro, nesta quarta-feira, (12).
A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) abordou alguns pontos preocupantes em relação à saúde no Tocantins.
A parlamentar citou a falta de estrutura e a dificuldade do transporte de pacientes dos municípios do interior para cidades com melhor atendimento de saúde. “Há uma carência muito grande de um sistema de saúde que atenda a população, especialmente as pequenas cidades. O máximo que elas possuem é uma ambulância para levar o paciente para o hospital mais próximo e, muitas vezes nem ambulâncias têm ou elas estão sucateadas", pontuou.
A deputada também cobrou a liberação das emendas parlamentares para a Saúde. “Nós vemos o quanto é difícil o Governo Federal pagar as emendas da saúde, mesmo tendo a autorização do empenho do recurso”, disse.
Chioro concordou com os pontos citados por Dorinha e falou da necessidade de criar uma política pública para aquisição transporte sanitário e/ou ambulância para atender as pequenas cidades do interior. Em relação às emendas, o ministro confirmou que irá trabalhar conforme o orçamento impositivo. Segundo Chioro, são R$4,8 bilhões do orçamento da União para emendas da saúde.