O alerta foi dado pela Defesa Civil do Estado do Tocantins que está monitorando a cheia do Rio Tocantins no município devido as fortes chuvas decorrentes desta época do ano.
De acordo com as informações repassadas pelo órgão o monitoramento é feito por meio do acompanhamento dos níveis dos rios. “Definimos uma cota de alerta de acordo com os níveis dos rios e ficamos acompanhando. Por enquanto o nível do rio está dentro da condição normal, mas é uma situação de alerta, principalmente para as comunidades ribeirinhas”, esclareceu o coordenador Major Farias.
O aumento do nível das águas se deve principalmente pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, mas não ameaça desabrigar ninguém em Tocantinópolis, por enquanto, só que a balsa da empresa Pipes já está deixando os veículos que atravessam o rio praticamente dentro da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
Os donos das lanchonetes e barracas que comercializam no cais da beira rio já estão atentos á vazante do rio que segundo eles, está desequilibrado com um sobe e desce anormal. "Uma hora está lá embaixo de repente está aqui subindo na calçada, estamos em estado de alerta com medo de perder nossas mercadorias". Se queixou um dos comerciantes.