A visita da presidenta Dilma Roussef á Araguaína nesta ultima Sexta feira 14 foi marcada por manifestações contra o PT, o que irritou a presidenta que respondeu dizendo que os manifestantes "nasceram em berço esplêndido e nunca ralaram".
O evento contava com um grupo de simpatizantes da presidente, que estava na parte da frente do palanque, e um ruidoso grupo de pessoas com cartazes contra a Copa do Mundo e reivindicando moradias.
Durante o discurso da presidente, os manifestantes misturavam vaias, apitos e ainda cantavam o hino nacional. Dilma acabou se irritando com o protesto e fez uma exaltada defesa de sua política social, em especial, o Minha Casa Minha Vida, programa que entregou nesta sexta 1.788 casas para famílias carentes de Araguaína (TO). "Aqueles que não dão importância para as pessoas que não têm casa própria é porque nasceram em berço esplêndido e aqueles que não valorizam o cartão do Minha Casa Melhor é porque nunca ralaram de sol a sol para comprar uma geladeira, um fogão e uma cama", disse Dilma, sob aplausos de políticos do Estado e parte dos moradores e sob vaias dos manifestantes.
Dilma, durante o evento, não respondeu ao governador do Tocantins, Siqueira Campos, que em seu discurso reclamou do elevado preço da energia no Estado e da falta de investimentos em usinas hidrelétricas e termelétricas.
Siqueira Vaiado
Mesmo fazendo um discurso criticando os altos preços cobrados pela energia elétrica no Tocantins, o Governador Siqueira Campos não foi poupado pelos manifestantes e recebeu uma sonora vaia durante sua fala. Em sua justificativa ao criticar os altos preços o Governador citou que os consumidores tocantinenses vão ter que arcar com os custos da necessidade de acionar as usinas termoelétricas sem precisar utilizar este tipo de energia.
Em outro trecho de sua fala Siqueira afirmou que o Estado utiliza apenas 13% da capacidade hidrelétrica instalada e repassa "praticamente de graça, sem quase receber ICMS", o total restante para ser consumido principalmente pelo Sudeste. "Pagar o preço (do acionamento) das usinas termoelétricas sem as usar é uma injustiça com o povo de Tocantins", disse.
O Governador também não esqueceu de cobrar a conclusão das obras da ferrovia Norte-sul que ligará São Luis (MA), a Palmas dizendo: "É necessário que o modal ferroviário entre efetivamente em operação, transportando não somente cargas, mas também passageiros", Asseverou.
Em outra reivindicação Campos pediu a construção da barragem da usina hidrelétrica de Santa Isabel, no Rio Araguaia, com vistas à regularização das enchentes e a proteção dos lagos da região, além de apoio para a implantação das regiões metropolitanas de Palmas, Araguaína e Gurupi.
Apesar de todas as cobranças, o governador foi vaiado no início e no fim de seu discurso. O consumidor tocantinense paga a energia mais cara do Brasil e a redução da tarifa foi uma das promessa de campanha do governador.
A presidente Dilma também não comentou nenhuma das cobranças de Siqueira Campos, se preocupando somente com discurso já preparado.
Elenil x Elcimar
Após o evento, o que chamou a atenção foi uma discussão fervorosa entre o polêmico Professor Elcimar Pessoa e o atual Secretário Municipal de Habitação de Araguaína, Elenil da Penha.
Um vídeo publicado na rede social Facebook, mostra alguns instantes da contenda entre os dois após o evento, que começou segundo o professor, depois que uma moradora do Bairro Vila Azul em Araguaína questionou o secretário de Habitação o porquê da cobrança de 10% em seu bairro e de apenas 5% nas casas do Bairro Costa Esmeralda entregues pela Presidenta Dilma Russeff, do qual o professor acusou Elenil de responder com ignorância e agressividade que se os moradores quisessem saber da resposta que perguntassem para a Presidenta Dilma, e assim Elcimar saiu em defesa dos moradores iniciando uma troca de acusações entre ambos. Assistam no vídeo logo abaixo: