O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre nesta segunda-feira 17, as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2014.
A prova é destinada a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada e busca a certificação de conclusão do ensino fundamental (para quem vive no Brasil) ou dos ensinos fundamental e médio (para aqueles que moram no exterior).
Para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental, podem fazer o exame pessoas com 15 anos ou mais na data de realização das provas, marcadas para 1° de junho de 2014. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas on-line, na página do Encceja na internet, das 10 horas do dia 17 até 23h59 do dia 31 de março.
No ato de inscrição, os candidatos podem optar por uma ou mais áreas do conhecimento que serão avaliadas: língua portuguesa, com redação; língua estrangeira moderna; educação física e educação artística; matemática, história e geografia; e ciências naturais. Candidatos com deficiência terão atendimento especial.
“Após o resultado, os candidatos aprovados podem ser certificados pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Mas, para tanto, o candidato precisa indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento, neste caso, a Seduc. Lembrando que parte dos alunos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos, que representam cerca de 2.362 alunos, matriculados no 1º e 2º segmentos, podem, potencialmente, realizar o Encceja”, ressaltou a líder do Grupo de Trabalho do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Seduc, Adelaide Gomes de Araujo.
O Edital nº 4, com todas as informações sobre o exame, pode ser conferido no Diário Oficial da União do dia 5 de março.