O artesanato do Tocantins pode estar presente na Copa do Mundo 2014.
Pelo projeto Vitrines Culturais serão selecionadas até 60 mil peças para exposição e venda dentro dos espaços da FIFA em diversas capitais brasileiras de 12 de junho a 13 de julho. Os interessados têm até o próximo domingo, 6, para participar do processo de seleção.
Podem se inscrever artesãos (pessoa física) de nacionalidade brasileira, grupos, associações e cooperativas de artesãos (pessoa jurídica) que produzam artesanato tradicional e popular que represente a diversidade e a identidade cultural nacional e que utilize como material, argila, metal, borracha, conchas, escamas de peixe, penas, cascas de ovos, crina de cavalo, couro, peles, chifres, ossos, dentes, cascos, fibras naturais, madeira, pedras e vidro.
As inscrições podem ser feitas até seis de abril, pelos correios, via internet (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/) ou na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Palmas.
Para a assessora do artesanato da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Núbia Maria Cursino Machado, a expectativa é de que o Tocantins seja bem representado na exposição. “Simplificamos o edital e estamos enviando para artesãos e associações de todo o estado. Há 15 dias começamos esse trabalho de divulgação e esclarecimento e já temos algumas inscrições confirmadas. Isso é muito bom para o Tocantins”, ressaltou.
Capacitação
Para auxiliar os artesãos, o Ministério da Cultura está promovendo oficinas de capacitação para esclarecimento e orientações. No Tocantins, as oficinas serão realizadas em Palmas, nesta terça-feira, primeiro de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (antigo prédio da Prefeitura Municipal de Palmas), das 15h às 18h. Em Porto Nacional, a capacitação será no dia dois de abril, no Museu da Rua Padre Antônio, no Centro Histórico, a partir das 9h.
Mais informações sobre o processo de inscrição e seleção podem ser obtidas pelo telefone (63) 3218-6159.