Secretário de Estado da Segurança Pública - SSP , José Eliú de Andrada Jurubeba recebeu das mãos da Secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP, Regina Miki, as chaves das bases móveis de videomonitoramento que fortalecerão o combate ao tráfico em cenas de uso de drogas, na Capital.
A solenidade de entrega dos equipamentos e serviços do Programa “Crack, é Possível Vencer”, aconteceu na tarde desta quinta-feira,03, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
Durante o evento foram entregues uma base móvel de videomonitoramento, com investimento na ordem de R$ 1,9 milhão reais, 20 câmeras de videomonitoramento fixas, sendo uma móvel, duas viaturas modelo sedam, duas motocicletas, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de pimenta, totalizando um investimento de R$ 3,9 milhões de reais referente ao eixo autoridade.
A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, enfatizou que a gestão pública tem o desafio de trazer o usuário de droga e sua família para o seio da sociedade e devido à complexidade do tema, necessita do empenho e a integração das ações entre a União, Estados e Municípios. “Temos que nos unir para juntos conseguirmos os objetivos pactuados neste Programa, pois acreditamos que a Polícia na vigilância a distância consiga quebrar o vínculo do usuário com o tráfico de drogas e dar segurança entre o usuário com os agentes de saúde e assistência”, enfatizou a Secretária.
Para o Secretário, o empenho do Governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos quando o Tocantins aderiu ao Programa foi determinante e ressaltou que está data vai ser o início de uma revolução ao combate as drogas e a criminalidade. “Com esses equipamentos, serão fortalecidas ações para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, para enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção à violência e criminalidade”, destacou.
De acordo com o Diretor da Policia Comunitária, Coronel Gadelha cerca de 80 Agentes de Segurança, entre policiais militares, policiais civis, bombeiro militar e guardas metropolitanos de Palmas, receberão formação adequada, dos quais, a metade já foi capacitada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ, em parceria com SSP e a Academia da Polícia Militar, os demais receberam igual capacitação para atuação nas cenas de uso no mês de agosto.
Os profissionais serão preparados sobre o funcionamento das bases móveis de comando, cuidados ao usuário de crack, diretrizes de uso progressivo da força para proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e sobre as tecnologias de videomonitoramento a serem utilizadas. Em decorrência serão implantados pelo Município de Palmas a unidade de acolhimento, o consultório de rua e o Centro de Acolhimento Provisório do usuário que se encontra nas ruas.
O programa
O programa “Crack é Possível Vencer” tem como objetivo à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento qualificado do tráfico de Crack e outras drogas ilícitas, tendo por fundamento, a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, entre outras, em acordo com os pressupostos e diretrizes da política nacional sobre drogas.