Iniciada em março deste ano, a vacinação contra o HPV já imunizou mais de 27 mil meninas entre 11 e 13 anos em todo o Tocantins, conforme os dados do Ministério da Saúde, levando o Estado a atingir o maior índice na região Norte e um dos cinco com maior número de doses aplicadas no Brasil.
Com meta de imunizar cerca de 41 mil meninas, o Tocantins, em menos de um mês de vacinação cumpriu mais de 62% do objetivo, segundo a coordenação de Imunização do Laboratório Central (Lacen), ficando acima da média nacional, atingiu até agora 51,5% de imunização.
De acordo com a enfermeira e gerente técnica do setor de imunização do Lacen, Greicy Rivello, os resultados positivos conseguidos pelo Tocantins neste primeiro momento de vacinações contra o HPV são resultado principalmente da parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o que possibilitou a realização das campanhas de vacinação nas escolas. “Esta foi uma grande parceria com a Educação. A vacina foi introduzida no dia 10 de março, simultaneamente nas escolas e Unidades Básicas de Saúde”, lembrou.
A estudante do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, Kesia Teixeira da Silva, de 13 anos, que foi imunizada durante a vacinação nas escolas, conta que o colégio promoveu palestras e aulas sobre a vacina contra o HPV. “Através das palestras e das aulas de ciências, eu fiquei sabendo que a vacina vai me proteger contra o câncer de colo de útero e, por isso, tratei logo de tomar a minha dose. Doeu um pouco, mas valeu a pena pela prevenção”, destacou.
Mesmo após o fim da vacinação nas escolas, a enfermeira do Lacen destacou que qualquer adolescente que completar 11 anos deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para tomar uma dosa da vacina. “Qualquer postinho que tenha uma sala de vacinação tem a vacina contra o HPV. Todas as meninas, assim que completarem 11 anos podem e devem procurar uma dessas unidades para serem imunizadas”, alertou.
A enfermeira explicou que a imunização contra o HPV é realizada por meio de três doses da vacina. “A primeira foi iniciada em março, a segunda deve ser tomada após seis meses, e a terceira, cinco anos depois da segunda”, disse.
Etapas
Segundo Greicy Rivello, o Ministério da Saúde determinou que a vacinação seja levada a meninas e adolescentes em três etapas distintas. “Em 2014, estão sendo imunizadas meninas de 11 a 13 anos. Em 2015 o público será ampliado para meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016 meninas a partir de 9 anos poderão ser vacinadas”, explicou.
Influenza
Ainda no mês de abril o governo do Estado irá iniciar a campanha de vacinação contra Influenza em todo o Tocantins. Neste ano, o público-alvo será ampliado para atender outros grupos de risco de infecção da doença, como crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, pessoas acima de 60 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos (por indicação médica), indígenas, pessoas com privação de liberdade e profissionais da saúde. “A campanha inicia no dia 22 de abril e vai até o dia 9 de maio, tendo como ‘dia D’, 26 de abril”, completou a gerente técnica do Lacen..