Uma série especial feita por nossa equipe de esporte vai mostrar durante o restante de todo o Campeonato Tocantinense a história de todos os jogadores que fazem parte do elenco atual do Tocantinópolis Esporte Clube. O primeiro da lista é o meio atacante Renatinho.
Renato Carlos Silva, nasceu em 26 de fevereiro de 1989, tem um metro e sessenta e quatro de altura e pesa 61 quilos. Natural de Itapaci-GO, é filho da senhora Silma Maria de Abreu Silva, e Rui Fonseca da Silva, sendo que o pai também foi jogador profissional, e após encerrar a carreira fundou uma Escolinha de futebol em Itapaci, onde Renatinho, como é mais conhecido iniciou treinando aos 08 anos de idade. Aos 13 anos um ex-jogador que havia jogado com o senhor Rui Fonseca o levou para a base do Palmeiras (SP), local que o atleta mirim conseguiu passar apenas um ano e fugindo do frio e da violência de São Paulo, voltou para Goiás, sendo que imediatamente foi parar no Atlético Goianiense onde foi campeão na base do time atleticano por diversas vezes nos torneios que disputou. Aos 16 anos se profissionalizou no próprio Atlético passando a disputar o campeonato goiano, brasileiro da série “C” e Copa do Brasil, marcando muitos gols durante os oito anos que jogou pelo Atlético Goianiense.
Em 2010, o meio campista foi emprestado ao Paraíso (TO), disputando o tocantinense daquele ano, sendo um dos destaques da equipe, e no mesmo ano Renatinho foi contratado pelo Araguaína Futebol e Regatas para disputar a Série “D” do brasileirão ajudando a equipe a subir para a série “C”, marcando o gol da classificação de pênalti se tornando um dos ídolos da torcida do Tourão do Norte.
Em 2011 o atleta se transferiu para Brasília para defender a equipe do Gama (DF), e naquele mesmo ano voltou ao Tocantins para o Interporto onde foi vice-campeão. Como teve uma ótima atuação pelo time de Porto Nacional, a diretoria o recontratou para a disputa tocantinense de 2012. Naquele ano não disputou o campeonato inteiro pois foi contratado pelo Guaratinguetá (SP), jogando a Séria A2 do Paulistão.
Em 2013 o jogador encantou a diretoria do TEC, mesmo o time deixando escapar uma vitória que parecia certa quando o Tocantinópolis vencia o Tocantins pelo placar de 3x0 e Renatinho, na época o destaque do time palmense fez dois golaços do meio da rua empatando o jogo em 3x3.
Depois dessa participação brilhante não só nesta partida contra o verdão em pleno Ribeirão, o atleta ficou sempre sendo sondado pelo presidente do clube Salim Milhomem, que conseguiu contratá-lo quando outros clubes estavam de olho no atleta. Ao ser perguntado o porque de ter escolhido jogar em Tocantinópolis nesta temporada de 2014, Renatinho explicou que ao participar de jogos no Ribeirão, sempre prestou atenção na estrutura do clube e também na torcida que o aplaudiu no ultimo jogo que ele havia marcado os dois gols que empatou aquela bonita partida, então resolveu encarar o desafio de tentar junto com o grupo que é bastante unido, trazer o tão sonhado título para o Tocantinópolis que a anos a torcida não saboreia.
Nesta temporada o jogador começou o campeonato sem marcar gols, mais sempre dando belas assistências aos outros jogadores, mas o atleta desencantou na partida do verdão contra o Tocantins de Miracema fazendo o que já tinha realizado contra o próprio Tocantinópolis, marcando um golaço do meio da rua, como se diz na gíria do futebol, gol este que foi escolhido como um dos mais bonitos na enquete do globoesporte.com. Na comemoração o jogador declarou todo o seu amor á esposa Suellem Paiva, fazendo um coração para sua amada. O segundo gol marcado nesta temporada aconteceu na 7ª rodada diante da torcida do Tourão do Norte que tanto o aclamou quando atuava pelo Araguaína. Ao comemorar o gol Renatinho fez um “T” com os braços, em homenagem ao seu amigo de infância Thiago Lima de Campinorte (GO), acidentado recentemente.
Renato disse acreditar no título, pois o grupo está fixado nesta meta. “Temos o artilheiro do campeonato Têty, mais todos trabalham em busca da vitória, não importando quem marca os gols, nos unimos juntamente com a comissão técnica e diretores para buscar este importante título, sei que é difícil mais no ritmo que estamos trabalhando sempre com união e respeito uns aos outros, dificilmente seremos superados, a meta é a classificação e no final o tão sonhado título, se depender de mim, e do nosso grupo a torcida pode ficar sossegada que chegaremos lá, com fé em Deus”. Disse Renatinho.
Por intermédio do preparador de goleiros do Tocantinópolis Esporte Clube "Pedrinho", o jogador está sendo sondado para após a Copa do Mundo, ir jogar em um time de Portugal.
Abaixo temos um vídeo com alguns lances e gols espetaculares de Renato: