O governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei por meio do qual cede área para construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) no município de Pedro Afonso.
A cessão foi dada pelo governador interino, Saldoval Cardoso, através do Projeto de Lei nº 9, de 10 de abril, que autoriza o Estado a ceder ao IFTO o uso de terreno urbano com 29,84 hectares.
Conforme o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, a cessão do terreno representa "o maior ganho da história recente" do município. “Com esse projeto de lei, nós praticamente fechamos um ciclo que foi pleiteado junto ao Ministério da Educação e Cultura [MEC] para a construção de um campus do IFTO na nossa cidade do Pedro Afonso. Após passarmos pela análise do MEC para a viabilidade do campus e pela Seduc [Secretaria de Estado da Educação e Cultura] que deu início às discussões sobre a cessão da área que hoje pertence ao Estado, esse projeto de lei que seguiu para aprovação na Assembleia é sem dúvida nenhuma o maior ganho da nossa história recente, principalmente que uma das nossas bandeiras sempre foi a educação”.
Mariano ressalta a importância da instalação do campus do IFTO em seu município. “Assim como no país, a nossa região tem uma demanda por qualificação de mão de obra muito grande. A instalação do IFTO em Pedro Afonso de certa forma vem preencher essa lacuna de necessidade de profissionais qualificados. Tanto eu na condição de prefeito, os demais prefeitos da região e a população que será impactada com esse benefício, temos certeza que isso irá contribuir com o desenvolvimento da nossa região e do nosso Estado”, comemora.
De acordo com o prefeito, após aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa, o documento de cessão será encaminhado para reitoria do IFTO, em Palmas, como também será enviado ao MEC dando a eles a garantia de que poderão adentrar no espaço cedido, iniciando efetivamente suas atividades.