Na quinta-feira, 10, o Projeto “Caminhos do Cuidados” formou a segunda turma de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica pelo Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool, e outras drogas).
Nesta segunda turma o Projeto teve como parceiros as Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios de Tocantinópolis, Nazaré e Luzinópolis, além da Secretaria Estadual de Saúde.
O Projeto Caminhos do Cuidado foi desenvolvido durante um mês e coordenado pelas Tutoras Noledir Solange e Dafylla Kelly Silva Oliveira. Foram ministrados vários conteúdos dentre eles: Conhecendo Território, as Redes de Atenção, os Conceitos, Políticas e Práticas de Cuidado em Saúde Mental; A Caixa de ferramentas dos ACS e ATENF na Atenção Básica ou Redes de Cuidado; Instrumentos de Intervenção dos Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Atenção Básica); Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do Cuidado como Diretrizes para Intervenção em Saúde Mental e no uso de Álcool, Crack e outras drogas); Debates sobre as práticas de trabalho em saúde mental e demais demandas cotidianas trabalhadas no âmbito da saúde.
A Comunidade de Práticas do Projeto “Caminhos do Cuidado” se propôs a um espaço vivo, dinâmico, com efetivo valor de uso para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto consiste em um conjunto de estratégias articuladas em torno de uma proposta principal: a oferta de uma plataforma virtual que possibilite a constituição de comunidades virtuais entre os agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da atenção básica em saúde mental, tutores e orientadores de aprendizagem.
Denominado de Projeto Caminhos do Cuidado, a iniciativa constitui um trabalho de formação e qualificação de profissionais atuantes na área da Saúde Mental, especialmente em crack, álcool e outras drogas, e integrantes da Rede de Atenção Básica à Saúde. Durante esse projeto, os profissionais receberam informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, com foco em práticas de redução de danos.
O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e coordenação da Casa Civil.
Durante o encerramento do Projeto, assim como em todo o curso, houve um momento de descontração e emoção tanto por parte dos formandos como também das tutoras. “Esse projeto serviu para nos capacitar mais ainda sobre assuntos e conceitos, dos quais irão nos ajudar a desenvolver um trabalho humanizado e prestativo nas comunidades que prestamos serviços”, disse uma das agentes.