Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Casa de Apoio Vera Lúcia Completa 8 anos Acolhendo Pacientes em Palmas

Data do post: 17/04/2014 20:27:15 - Visualizações: (688)

A Casa de Apoio Vera Lúcia, que acolhe acompanhantes e pacientes que buscam atendimento de saúde em Palmas, completa 8 anos nesta sexta-feira, 18.

Foto: Angelica Mendonça - ATN   Para comemorar a data, várias atividades foram realizadas durante a semana, como palestras, contação de histórias e até minicursos culinários e um jantar especial. E há muito que comemorar, já que, segundo a coordenadora geral da casa, Alessandra Pereira Lima, de 2011 para cá, 73.437 pacientes e acompanhantes utilizaram o local, sendo beneficiadas, somente em 2013, 19.834 pessoas que foram encaminhadas por assistentes sociais dos hospitais públicos da capital.

Mantida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), a casa acolhe pessoas vindas de todo Tocantins e também de Estados vizinhos, como Pará, Mato Grosso e Maranhão, como afirma a coordenadora.Essas pessoas vêm do Hospital Geral de Palmas HGP, do Hospital e Maternidade Dona Regina e do Hospital Infantil, sendo que, quando o tratamento é mais complexo, não tem data estimada para saírem daqui. Muitos pacientes oncológicos, por exemplo, passam mais de 1 ano aqui, direto, enquanto fazem tratamento”, explicou.

Um desses pacientes é Cícero Pedro da Costa, que veio de Colmeia em busca de tratamento contra o câncer. Ele aprovou o espaço voltado para as pessoas que estão em tratamento na capital. “Estou aqui há um ano e dois meses, e gosto daqui demais. Me sinto em casa, todo mundo é muito bacana”, contou. Segundo a assistente social da Casa de Apoio, Célia Cirqueira, esse ambiente é fundamental para a recuperação dos pacientes. “Eu nunca pensei em realizar esse trabalho humanístico, mas é muito gratificante. Há muito companheirismo, se criam laços de amizade, todos se ajudam. É um ambiente familiar mesmo”, confirmou.

Ana da Silva Aguiar Cunha, natural de Araguacema, completa um ano fazendo tratamento contra o câncer no HGP e se mostra satisfeita com o atendimento que recebe no local. É muito bom, agradeço a Deus porque sou muito bem tratada e acolhida. Não falta nada. Tem café da manhã, almoço e lanche, janta", destacou, enfatizando ainda o acompanhamento que recebe dos profissionais para manter uma boa alimentação.

Eliene Mendanha é de Formoso do Araguaia e está na casa de apoio há seis meses. Tirei a mama e agora estou fazendo os curativos até chegar a hora da quimioterapia. Posso garantir que somos muito bem tratadas aqui. Se pedir uma nota de 1 a 10, a nota é 11. Não sei o que seria de nós sem essa casa aqui”, comentou. “Apesar da dificuldade que a gente está passando, aqui é como um hotel cinco estrelas, melhor até, porque hotel é muito informal e aqui tem muito carinho”, finalizou.

Casa de Apoio

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social, capela e horta comunitária. Fica a apenas 200 metros do HGP, o que facilita o acesso. No local, além de acomodação, são oferecidos serviços de apoio aos internos, como orientação psicológica, pedagógica e de assistência social.

Fonte: Giuliano Germano/ATN

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.