Profissionais de saúde do Tocantins recebem, na terça e quarta-feira, 15 e 16, treinamento em reanimação neonatal com o objetivo de diminuir o índice de mortalidade provocada por asfixia logo após o nascimento do bebê.
O curso acontece na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na quadra 806 Sul, Alameda 15, lote 04, em Palmas.
Já na terça-feira, foram capacitados 60 profissionais entre enfermeiros e fisioterapeutas. Já amanhã, 16, serão realizados treinamento com 80 médicos pediátricos e obstetras, sendo que ao final do curso serão entregues oito kits, quatro para as maternidades do Tocantins e os outros para a Sociedade Tocantinense de Pediatria (Stop).
Os kits são compostos por um manequim de reanimação neonatal e demais itens necessários para uma rápida intervenção no caso do bebê nascer com dificuldade respiratória. O curso é uma parceria com a Igreja Santos dos Últimos Dias, Sociedade Tocantinense de Pediatria e a Área da Criança da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).
Para o médico pediatra e coordenador de reanimação neonatal da Sesau, Hélio Maués, a intenção dessa capacitação é preparar os profissionais para saberem lidar em situações de problemas respiratórios nos recém-nascidos. “Com o ganho desses kits poderemos sempre estar treinando a equipe para agirem nesses casos”, ressaltou.