Uma ação conjunta realizada por Policiais Civis da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Porto Nacional e da Delegacia Estadual de Investigações Criminais – DEIC de Palmas, sob o comando dos Delegados Jairon Afonso Coelho Miranda e Claudemir Luís Ferreira, resultou na prisão do pedreiro, Josimar Souza Brito, 38 anos de idade, também conhecido como “Mazinho”.
Ele é considerado o principal suspeito pelo homicídio da qual foi vítima, a jovem Kely Moreira de Castro, 19 anos de idade, que estava desaparecida desde a manhã da última quarta-feira, 23, quando enviou uma mensagem de socorro para o celular do pai e, a partir desse momento, não foi mais localizada.
Tão logo foi informada sobre o desaparecimento da garota, a PC iniciou às investigações no sentido de localizar seu paradeiro. Por meio de investigação e diligências, os policiais detiveram duas mulheres, que em depoimento, afirmaram terem visto o suspeito levando a vítima na garupa de uma motocicleta Honda Biz, de cor amarela, indo em direção ao local onde o corpo foi encontrado.
Uma das duas jovens contou detalhes do crime e disse onde o corpo da jovem Kely estaria. Com base nesses depoimentos, às 13h, equipes policiais localizaram Josimar, que estava em seu trabalho, e o conduziram até a Central de Flagrantes de Porto Nacional, onde o mesmo foi ouvido, mas negou qualquer tipo de envolvimento no crime.
Todavia, de acordo com os indícios levantados e o depoimento das duas mulheres, o suspeito foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado e teve sua prisão preventiva decretada pelo juízo da Comarca de Porto Nacional. Desta maneira, Josimar foi recolhido à carceragem da Casa de Prisão Provisória daquele município onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.
De acordo com o Delegado Jairon, há fortes indícios de que se trata de um crime passional, já que o suspeito mantinha um relacionamento amoroso com a vítima e não teria aceitado quando a garota colocou um ponto final, na relação.
Após a localização de “Mazinho”, a PC foi informada, por meio de uma testemunha, que o corpo estaria às margens do córrego Francisquinha, no Setor São Vicente, nas proximidades do parque de exposições agropecuárias. Os Policiais foram até o local indicado e encontraram o cadáver da jovem desaparecida já em avançado estado de decomposição.
Ela estava com os pés e mãos amarrados, por cadarços de sapato, e apresentava hematomas pelo corpo. Também foi encontrada a mochila xadrez que a jovem carregava, no momento em que desapareceu, contendo em seu interior, objetos e documentos pessoais de Kely.
A provável motocicleta utilizada no crime foi localizada na casa de uma das garotas detidas e continha em seu compartimento de bagagem, vários cosméticos que podem ser da vítima. O corpo de Kely foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para a realização dos exames de necropsia que apontaram as causas de sua morte.