Leonildo Pereira Santos, 67 anos, foi assassinado na porta de casa na manhã da ultima sexta-feira (25), por volta das 6h30.
Segundo informações de conhecidos que estavam com ele no momento, dois homens chegaram em uma motocicleta Fan preta e efetuaram os disparos. A vítima morava na Travessa João Abbade com a Rua Magalhães Barata, na Marabá Pioneira, e, de acordo com familiares, era aposentado.
Leonildo respondia processo por tráfico de drogas desde 2009, na 5ª Vara Penal de Marabá. Ele também já havia sido interno do Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crrama). Apesar disso, parentes dele, ao serem questionados pela Reportagem, na Delegacia de Polícia Civil da Cidade Nova, responderam não desconfiar de alguém ou algum motivo para o homicídio.
“Ele não tinha desavença com ninguém e tinha essa rotina de sentar na porta de casa todos os dias”, afirma um familiar. Segundo o relato deles, os autores dos disparos eram brancos, altos, usavam capacetes e pilotavam uma moto sem placa. Pessoas que estavam próximas informaram que a dupla chegou a rondar a rua algumas vezes antes de executar o crime. Perícia preliminar aponta que foram efetuados mais de três tiros.
De acordo com a família, Leonildo trabalhava como mestre de obras. Separado há mais de 15 anos, ele morava sozinho e tinha seis filhos. Residente na Velha Marabá há mais de 30 anos, parentes contam que a vítima costumava beber em frente de casa. Um dos familiares informou à Polícia Civil que o aposentado já havia sido preso duas vezes por tráfico, mas não sabia se ele ainda era envolvido com essa atividade, e que ele tinha muitos amigos, até mesmo usuários de droga. A Reportagem entrou em contato com o delegado plantonista Carlos Eduardo Vieira, mas ele informou que ainda não havia nenhuma novidade sobre o caso.