Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Exposição Revela o Cotidiano e as Particularidades das Etnias Indígenas do Tocantins

Data do post: 29/04/2014 18:33:24 - Visualizações: (1328)

Foi aberta nesta segunda-feira, 28, a exposição “Os povos indígenas do Tocantins – História e Memória”

fotos: Manoel Lima /Seduc A mostra pode ser conferida no Museu Palacinho, em Palmas, até o dia 31 de maio, e revela detalhes de cada uma das sete etnias presentes no Tocantins.

O acervo de 48 fotografias em exposição, que ilustra o cotidiano e as peculiaridades dos povos indígenas, foi formado depois uma extensa pesquisa. De acordo com a curadora da exposição, Lídia Liberato Barroso, as fotos foram selecionadas para mostrar da melhor forma possível a representação dos indígenas.Vários fotógrafos do estado contribuíram, nos enviando fotografias de todas as etnias. Além do material profissional, tem fotografias de professores indígenas que retrataram suas aldeias”, ressaltou.

É uma exposição extremamente rica. Dá pra perceber que é o resultado de uma pesquisa muito profunda e consegue retratar exatamente a riqueza da cultura indígena. Nós esperamos que a comunidade de modo geral, em todos esses dias de exposição, visite, mas, sobretudo, que os alunos e professores venham e possam realmente se aprofundar nos conhecimentos sobre essas culturas”, ressaltou a secretária estadual da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, durante abertura da mostra.

Conhecendo as etnias

Para a antropóloga e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcia Machado, que visitou a mostra, o Tocantins tem presença marcante da população indígena e a divulgação da cultura desses povos é fundamental. “Essa exposição retrata exatamente isso: a possibilidade de conhecer o povo indígena e suas diversas etnias. Marca também um processo importante, que é o de dar visibilidade a esses povos na nossa cultura, na nossa sociedade”, frisou.

A dona de casa, Luisa Coelho Farias, é filha de Xerente, e também foi conferir a exposição. A mãe dela vivia em Balsas, no Maranhão, e fez parte do processo migratório da etnia para a cidade de Tocantínia, a 80 km de Palmas. Gostei muito porque retrata um pouco do que é a cultura indígena, que é tão rica, tão cheia de detalhes”, comentou.

O Tocantins possui atualmente uma população indígena aproximada de 13 mil pessoas, distribuída em 151 aldeias. Ao todo são sete povos, com território demarcado: Xerente (povo Akwê), Karajá, Javaé e Xambioá (povo Iny), Apinajé (povo Panhi), Krahô (povo Merí) e Krahô-Kanela.

Serviço

Exposição “Os povos indígenas do Tocantins – História e Memória”

Local: Museu Palacinho (Quadra 112 Norte, Avenida NS 10, Número 15 - Palmas)

Horário: das 9h às 17h, de terça a domingo

Período da mostra: 28/04 a 31/05

Entrada gratuita

Fonte: Francine Haddad / Seduc

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.